Número de mulheres que investem em Bitcoin cresce até 582% em exchanges no Brasil

Levantamento realizado entre as principais exchanges mostra crescimento da presença feminina no mercado de criptomoedas.

Algumas exchanges que atuam no mercado de criptomoedas brasileiro notaram um aumento expressivo de investidores do gênero feminino nos últimos dois anos. Embora ainda sejam minoria entre os usuários do mercado financeiro, as mulheres estão conquistando cada vez mais espaço entre os investidores de Bitcoin.

De acordo com um levantamento realizado recentemente pelo Cointelegraph Brasil, a presença feminina está se consolidando nas principais exchanges que atuam no país, onde algumas apresentaram crescimento do número de investidoras mulheres.

Esse é o caso da NovaDAX, por exemplo, onde houve um crescimento de 582% no número de investidores do gênero feminino desde 2018. Segundo Beibei Liu, CEO da exchange, esse número deve ser ainda maior em 2021.

Além da NovaDAX, a Binance também declarou que houve um aumento de mulheres que utilizam a plataforma. Outras exchanges como o Mercado Bitcoin, a FTX e a BitPreço reconhecem a expansão da presença feminina no mercado de criptomoedas.

Mulheres que investem em criptomoedas

O número de mulheres que usam exchanges para investir em criptomoedas está aumentando no Brasil. Na NovaDAX, Beibei Liu destaca que investidores do gênero feminino aumentaram 582% nos últimos três anos.

De acordo com dados da plataforma, assim como no mercado financeiro tradicional, a maioria dos usuários da NovaDAX é representada por homens. No entanto, cerca de um a cada três investidores da plataforma é do gênero feminino.

“Desde 2018 o número de investidores do gênero feminino cresceu 582%. O mais interessante é que se compararmos com o crescimento do gênero masculino é possível ver uma constante que indica que em 2021 as mulheres terão uma participação ainda maior na NovaDAX.”

Rumo ao equilíbrio no Mercado Bitcoin

Assim como na NovaDAX, no Mercado Bitcoin investidores do gênero masculino são maioria entre os usuários. De acordo com um levantamento realizado em março de 2020 pela exchange, as mulheres representam 11% do total de investidores da plataforma.

Para Fabrício Tota, diretor de novos negócios do Mercado Bitcoin, a presença feminina está se consolidando no mercado financeiro. Ele diz que o crescimento de investidoras mulheres caminha para uma paridade de gênero.

“Nossa base de clientes homens ainda é bem maior que a de mulheres, assim como no mercado de investimentos tradicional. No entanto, uma mudança está acontecendo em toda a sociedade e essa transformação também está começando a acontecer no mundo dos investimentos, tanto tradicionais quanto ‘cripto’. As mulheres estão conquistando mais espaço na sociedade e é natural que o número de investidoras continue aumentando rumo a um equilíbrio.”

Percentual de mulheres que investem em criptomoedas (Reprodução:Mercado Bitcoin)

Investidoras aumentaram na Binance em 2021

Embora a Binance não faça um recorte de gênero dos usuários cadastrados na plataforma, Mayra Siqueira, responsável pela área de relações públicas na exchange, afirma que houve um crescimento de investidoras mulheres em 2021.

Na verdade, Mayra ressalta que o número de investidores do gênero feminino cresceu desde dezembro de 2020 na Binance.

“Não conseguimos traduzir em um percentual porque a Binance não pede o gênero do usuário no momento do KYC. Mas, analisando outras métricas e cruzando esses dados, constatamos que desde o fim do ano passado aumentou a proporção de mulheres entre os clientes da Binance. A proporção de mulheres usuárias do Binance evolui conforme a porcentagem de mulheres começando a prestar mais atenção à criptomoeda neste setor.”

25% dos investidores na BitPreço são mulheres

Ao contrário da Binance, da NovaDAX e do Mercado Bitcoin, na BitPreço não houve um crescimento do número de investidores do gênero feminino. No entanto, elas representam 25% do total de usuários da exchange.

Como aposta para atrair mais mulheres para o setor, a BitPreço destacou que a educação financeira pode atrair mais investidores do gênero feminino, já que a presença masculina é predominante no mercado de criptomoedas.

“A educação financeira é uma solução simples e intuitiva, são algumas das nossas apostas para incentivar a independência financeira e contribuir para que as mulheres se sintam seguras o suficiente para terem maior participação neste mercado, que por hora é um ambiente majoritariamente masculino.”

Mulheres em todo o lugar

Assim como na Binance, a FTX não pergunta aos usuários sobre o gênero no momento de inscrição na plataforma. Sendo assim, não existem dados sobre a atuação de investidores do gênero femino.

Porém, Antônio Neto, representante da FTX no Brasil, fala que percebeu um aumento do número de mulheres em todo o mercado de criptomoedas, incluindo grupos em aplicativos e até vídeos no Youtube.

“A presença feminina é cada vez maior no mercado de cripto, estamos vendo uma presença maior nas comunidades e grupos de Telegram e, cada vez mais, presentes em canais de YouTube espalhando informações sobre cripto, sem contar no interesse em investimentos. O perfil de cripto ainda é majoritariamente masculino, até por conta de tal dominância nos ambientes de investimento.”

Leia Mais:

Você pode gostar...