Clientes relatam que Nubank estaria bloqueando compra de criptomoedas na Binance
Em resposta a reclamações de clientes no portal “Reclame Aqui”, fintech alega questões de segurança e proteção aos clientes para não autorizar transações.
Clientes vêm relatando que o Nubank tem negado autorização para compra de criptomoedas realizados com o cartão de crédito na Binance. Reclamações neste sentido podem ser encontradas tanto no portal “Reclame Aqui” quanto na Nu Community, a comunidade oficial dos usuários do Nubank na internet.
Em 5 de fevereiro, um usuário de Macéio (AL) identificado como Rafael postou uma queixa no Reclame Aqui sob o título inquisitivo: “Nubank me protegendo?” Em seguida, escreveu: “proibir a compra de criptomoedas na Binance foi hipocrisia.”
Na resposta, a equipe do Nubank afirma que a empresa não tem diretrizes específicas para bloquear transações realizadas em exchanges de criptomoedas. Em seguida, alega que a compra fora negada exclusivamente por questões de segurança, “buscando evitar qualquer tipo de situação fora do usual e que possa ser considerada suspeita, independente do tipo de segmento do mercado, produto ou serviço oferecido.”
No prosseguimento da resposta, a equipe afirma ter verificado a situação do estabelecimento, no caso a Binance, e garante que a situação está normalizada desde dezembro de 2021. Os bloqueios reportados pelo cliente seriam anteriores a esse período.
No entanto, em uma resposta à reclamação similar de um cliente identificado como Rafael postada em 11 de janeiro os argumentos para bloqueio da transação contradizem o teor do comunicado citado acima.
Em sua resposta, a equipe do Nubank afirma ter verificado que a compra fora realizada em uma corretora de criptomeodas e “o tipo de transação realizada nesse estabelecimento é considerado uma operação financeira que não está alinhada à nossa política de uso do cartão de crédito.”
Em seguida, o comunicado justifica a negativa por questões de segurança, afirmando que negociações daquela natureza envolvem riscos aos clientes. A explicação do Nubank afirma ainda que a instituição optara momentaneamente por não aceitar mais transações no referido estabelecimento.
Uma postagem também datada de 5 de fevereiro, desta vez na Nu Community, sob o título “Nubank não funciona com Binance” relata o mesmo tipo de ocorrência. No corpo da mensagem, o autor identificado como Allef_Matheus lamenta ter “perdido uma oportunidade única na vida porque o Nubank comprou briguinha com a Binance” e não aceita mais compras com cartão de crédito realizadas na exchange.
Contactada por email através de seu canal de assessoria de imprensa, o Nubank não respondera à solicitação do Cointelegraph Brasil de esclarecimentos sobre as reclamações dos clientes até o final da tarde desta quarta-feira. Esta matéria será atualizada em caso de resposta.
Através de sua assessoria de imprensa, a exchange respondeu que “a Binance desconhece esse gargalo.”
Conforme noticiou o Cointelegraph Brasil, em outubro do ano passado o diretor de Relações Institucionais do Nubank, Bruno Magrani comparou a ascensão das criptomoedas ao crescimento da internet na virada do século e mencionou o poder disruptivo do setor de DeFi (finanças descentralizadas) sobre o sistema financeiro tradicional em um evento promovido pelo Banco Central.
LEIA MAIS