Nubank anuncia primeiro ETF do mercado indexado ao Ibovespa B3 BR+
A Nu Asset, gestora de fundos de investimento do Nubank, anunciou nesta terça-feira (24) o lançamento do Nu Ibovespa B3 BR+ (NBOV11). Este é primeiro ETF do mercado indexado ao Ibovespa B3 BR+.
O ETF é composto por 86 ações do Ibovespa B3 e 5 BDRs (Brazilian Depositary Receipts) de empresas brasileiras listadas no exterior, incluindo o Nubank. Ou seja, no total o ETF conta com 91 ativos.
ETF do Nubank já está disponível
Durante o anúncio para imprensa, o diretor-executivo da Nu Asset Management, Andrés Kikuchi, disse que “a ideia de trazer o ETF em um índice amplo com a B3 é ampliar e desenvolver a base do mercado de ETFs. Uma vez que o mercado ainda sente falta de liquidez de opções em ETFs“.
Isso porque, segundo dados apresentados pelo porta-voz da Nubank, o mercado movimenta atualmente US$ 12,6 trilhões. No entanto, o mercado de ETFs brasileiro representa menos de 1% do volume total dos fundos. Bem abaixo da média observada em outros países. No mundo já existem mais de 12 mil ETFs listados em pelo menos 70 bolsas. A taxa de adoção global chega, por exemplo, a impressionantes 20%.
Com um ETF amplo, nosso objetivo é ganhar liquidez, ressaltou Kikuchi.
Disponível a partir de hoje (24) na B3, o investidor precisa investir o mínimo de R$ 100 no ETF NBOV. Ele reúne as principais empresas brasileiras listadas na B3 via ações ordinárias, preferenciais e BDRs, quando listadas no exterior.
O lançamento do NBOV11 reforça o compromisso da Nu Asset com o desenvolvimento do mercado de ETFs no Brasil e, neste primeiro momento, de ampliar alternativas de renda variável para o investidor. Os atributos de eficiência e transparência que existem neste tipo de fundo nos permitem desenvolver soluções inovadoras de investimentos de alta qualidade, sempre alinhadas às necessidades reais que identificamos no mercado, explica o diretor-executivo da Nu Asset Management.
O NBOV11 tem taxa de administração de 0,10% ao ano e liquidez D+2, permitindo a compra e venda de cotas em qualquer corretora que opera na B3.
Evolução do Ibovespa, lançado em 1968
Potencial de nova referência no mercado de capitais brasileiro índice Bovespa B3 BR+ foi desenvolvido com o potencial de ser uma evolução do Ibovespa, índice mais tradicional e reconhecido do mercado, lançado em 1968, diz o Nu Asset.
Assim, com a adição das BDRs de importantes empresas brasileiras listadas no exterior, o novo índice conta com um total de 91 ativos, com rebalanceamento quadrimestral. Na carteira do dia 19 de setembro, o BDR do Nubank é o segundo ativo com maior representatividade no índice, com peso de 8,3%.
O artigo Nubank anuncia primeiro ETF do mercado indexado ao Ibovespa B3 BR+ foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.