Novi: Facebook explica mudança na carteira da criptomoeda Libra
O Facebook anunciou uma mudança para a carteira da criptomoeda Libra. O ativo, cujo projeto vem de altos e baixos, passa a ser atrelado à wallet chamada Novi. O anúncio foi realizado na manhã desta terça-feira (26).
A Libra não terá uma carteira única. Conforme está sendo desenvolvido, o projeto prevê suporte para wallets de terceiros, desde que obedecidas as especificações técnicas.
No entanto, a Calibra seria, até então, a carteira oficial da criptomoeda da empresa de Mark Zuckerberg. O plano se mantém o mesmo, mas muda de nome para Novi.
Líder atual da empreitada, o ex-PayPal David Marcus, explica que o motivo por trás da decisão visa evitar algum tipo de confusão entre usuários.
Descobrimos que o nome antigo estava muito próximo do nome da rede de pagamentos Libra. Por isso, fizemos uma atualização para garantir uma clara diferenciação e clareza.
À primeira vista, agora, a carteira não guarda relação direta com a moeda, com exceção do logo. Segundo Marcus, o nome combina as palavras em latim “novus”, que significa novo, e “via”, que significa caminho.
Facebook quer negociações transparentes
Informações divulgadas até o momento mostram que a carteira terá foco em transparência. Ao contrário de wallets de criptomoedas como Bitcoin ou Ethereum, as transações deverão ser atreladas a um cadastro. A ideia é obedecer aos marcos regulatórios na maior parte dos países.
O projeto prevê, além disso, a compatibilidade com diversas stablecoins lastradas em moedas nacionais como dólar, euro, libra e dólar singapuriano. A Libra, portanto, teria as variações LibraUSD, LibraEUR, LibraGBP e LibraSGD.
A Novi também atuará como uma rampa para converter dinheiro fiduciário em ativos de criptografia e sacar suas criptomoedas em moedas fiduciárias tradicionais.
Por enquanto, ainda não se sabe quando a Libra entrará no ar. O Facebook anunciou o projeto em junho de 2019 e planejava lançar a criptomoeda ainda no ano passado. Entretanto, uma série de barreiras regulatórias surgiram nesse meio tempo, fazendo até mesmo parceiros como Visa e PayPal abandonarem o projeto.
A situação melhorou recentemente com uma mudança de curso. Alguns parceiros voltaram e novos acordos foram selados, como com o Shopify. Mas, por ora, ainda não se sabe quando a criptomoeda será de fato lançada. Por enquanto, a única certeza é de que, pelo menos em um primeiro momento, apenas alguns países terão acesso ao ativo e, consequentemente, à wallet Novi.
O artigo Novi: Facebook explica mudança na carteira da criptomoeda Libra foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.