Nova versão do Opera confirma adiçao de ferramentas de IA

A partir desta semana usuários do Opera One Developer terão acesso a novas ferramentas de Inteligência Artificial (IA). São os chamados Modelos de Linguagem Grande (LLMs) e de aprendizagem de máquina profunda. Elas são treinadas para entender e criar uma linguagem de texto natural.

Por enquanto, o navegador tem suporte para 150 variantes de LLMs, que podem ser acessos direto no browser. O Opera também promete facilidade no gerenciamento de informações e dados.

imagem: Opera

Leia mais: Como a Inteligência Artificial está mudando o futuro das criptomoedas

A primeira integração de LLMs locais em um navegador de grande porte é marcada por essa atualização. O que resulta em uma experiência de IA mais segura e elimina a necessidade de enviar informações para servidores externos. Ou seja, o navegador salva as informações do usuário localmente.

Llama da Meta integrará LLMs

Entre os LLMs suportados pela Aria – IA nativa do Opera – estão Llama da Meta, Vicuna, Gemma do Google, Mixtral da Mistral AI, entre outros modelos.

fonte: Opera

LLMs podem fazer análise de sentimentos

Os LLMs realizam uma variedade de tarefas de linguagem, como tradução de idiomas, análise de sentimentos, conversas de chatbot e muito mais. Essas tecnologias também compreendem dados textuais complexos, identificam entidades, relacionamentos entre eles e geram um novo texto coerente e gramaticalmente preciso.

Essa novidade integra-se ao Programa AI Feature Drops da Opera, que concede aos primeiros usuários a oportunidade de testar versões experimentais dos recursos de IA do navegador.

Como utilizar LLMs no Ópera

Para utilizar novo o recurso é preciso seguir um passo a passo, como fazer o download do navegador, executar o arquivo para instalar e depois experimentar a novidade.

Conforme o Opera, é necessário ter de 2 a 10 GB de espaço para cada modelo de IA.

“A introdução dos LLMs locais dessa forma permite que a Opera explore novas maneiras de criar experiências incríveis dentro do espaço de IA local em rápido crescimento”, disse a EVP de Navegadores e Jogos da Opera, Krystian Kolondra.

Por fim, essa nova funcionalidade representa mais um avanço na trajetória de inovação da Opera no campo da inteligência artificial, desde o lançamento do Opera One até o momento, concluí Kolondra.

O artigo Nova versão do Opera confirma adiçao de ferramentas de IA foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...