Nova ferramenta permite ‘desfazer’ transações de Ethereum e Bitcoin

Uma nova ferramenta está desafiando um dos princípios fundamentais da blockchain, a imutabilidade.

Quando você registra na blockchain uma transferência de criptomoedas, aquela operação nunca mais pode ser desfeita. Se o usuário digita um caractere errado no endereço da carteira, ou coloca um ‘0’ a mais na quantia enviada, não existe nada que possa ser feito para reverter a transação.

Não existia até agora, pelo menos. Uma nova ferramenta surgiu para implementar uma camada a mais de segurança. Chamada de ‘Transferência Recuperável’, a funcionalidade permite que usuários desfaçam transações de Ether (ETH).

A tecnologia foi desenvolvida por uma startup de Israel, chamada Kirobo. Há alguns meses atrás, a empresa já havia lançado a ferramenta para transações de Bitcoin (BTC). A partir desta quinta-feira (2), no entanto, o Ethereum também passa a suportar a tecnologia.

Apesar da facilidade em enviar e receber criptomoedas, as transações entre carteiras não está imune ao descuido humano. Segundo o estudo Blockchain Usability Report, cerca de 18% dos usuários de criptomoedas já perderam fundos por causa de erros no momento do envio.

Entenda como é possível ‘desfazer’ transações de Ether e Bitcoin

O novo recurso da Kirobo permite o usuário ‘trancar’ uma operação antes que ela seja confirmada por ele. Ao enviar bitcoin ou ether, o usuário cria uma senha para a transação. Na carteira do destinatário, os fundos só são liberados quando a mesma senha for inserida.

Desse modo, caso a transferência apresente qualquer problema, o usuário consegue desfazê-la a tempo e retornar o valor à sua carteira de origem. Prevenindo assim, o envio de fundos por engano para um endereço errado.

A ferramenta já está disponível nas carteiras MetaMask e WalletConnect. Além disso, também pode ser usada em carteiras de hardware, como a Ledger e Trezor.

O CEO da Kirobo, Asaf Naim, afirma que a indústria cripto precisava de uma solução como essa.

“O uso de camada lógica finalmente elimina a necessidade de enviar uma transação de teste, reduzindo drasticamente o nível de ansiedade que os usuários sentem ao transferir fundos para terceiros.”

Em seguida, o serviço estará disponível também para todos os tokens ERC-20 da rede Ethereum.

O novo recurso pode ter um grande apelo, já que não são raros os casos de pessoas que perdem milhões de criptomoedas por descuidos na transação.

O artigo Nova ferramenta permite ‘desfazer’ transações de Ethereum e Bitcoin foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Você pode gostar...