Ninguém sabe o que acontecerá com dinheiro ou criptomoedas – compre manteiga de amendoim, diz McAfee
John McAfee, libertário e forte defensor de criptomoedas, está oferecendo 101 dicas de sobrevivência em vez de conselhos de investimento durante a crise da pandemia.
John McAfee, arqui-libertário, fugitivo dos impostos e forte defensor de criptomoedas, está oferecendo 101 dicas de sobrevivência em vez de conselhos de investimento durante a pandemia.
McAfee apareceu no podcast Aufhebunga Bunga em 14 de abril, em um episódio dedicado às falhas políticas, econômicas e cívicas expostas pela crise do COVID-19.
O apresentador do podcast, Phil Cunliffe, professor sênior da Escola de Política e Relações Internacionais da Universidade de Kent, voltou a discussão para o que a conjuntura atual pode significar para o setor de economia digital e criptomoedas em particular.
Sugerindo a teoria quantitativa do dinheiro que é comumente usada para defender os benefícios deflacionários das criptomoedas – a idéia de que o suprimento fixo de um ativo ajuda a impedir sua desvalorização – Cunliffe perguntou:
“Dado o enorme estímulo fiscal [pandêmico], o fato de os bancos centrais nem sequer imprimirem dinheiro, mas simplesmente apertarem o botão para fazer com que o dinheiro apareça efetivamente do nada. Como isso afeta seu pensamento sobre criptomoedas? ”
McAfee respondeu:
“Nada disso aconteceu na história da humanidade, onde o mundo inteiro está trancado. Eu gostaria de poder dizer o que vai acontecer. Eu não sei. Nem ninguem […] posso lhe dizer uma coisa, que todas as moedas fiduciárias entrarão em colapso.”
Pressionado por uma previsão de quando exatamente as moedas fiduciárias entrariam em colapso em meio a uma desmobilização imposta sem precedentes da economia global, McAfee deu a eles “dois meses”.
Como então, perguntou Cunliffe, as pessoas comuns que lutam para sobreviver ao bloqueio e prover suas famílias – aquelas sem, necessariamente, os meios para investir em Bitcoin (BTC) ou outras criptomoedas – enfrentam a interrupção econômica?
“Compre comida e água, nada mais importa. Eu não sei, nem você, nem ninguém sabe o que vai acontecer com criptomoedas ou moeda fiduciária. Tudo o que sei é que o mundo está entrando em colapso e, absolutamente, entrará em colapso. A comida mantém você vivo se você tiver […] manteiga de amendoim, passas e pão suficientes, você pode viver nessa merda por anos.”
McAfee apontou o fato de que as pessoas nas latitudes longínquas do norte sobrevivem há muito tempo com uma dieta semelhante em condições de dificuldade. Enquanto isso, nos Estados Unidos, diz-se que a manteiga de amendoim – e o sanduíche de manteiga de amendoim e geléia – foi popularizada como um meio de sustento para as forças armadas durante a Segunda Guerra Mundial.
McAfee afirmou repetidamente que o número de mortes e os riscos representados pelo COVID-19 são mínimos quando comparados à gripe sazonal e, mais amplamente, à doença endêmica induzida pela pobreza. Refletindo sobre o que a resposta dos cidadãos às medidas estatais atuais significa para o libertarianismo, ele disse:
“Minha compreensão do espírito humano tem sido radicalmente defeituosa. […] ninguém saiu de casa com uma arma e disse não, não estou fazendo isso, você roubou minha liberdade pessoal.”
Conforme relatado nesta semana, McAfee anunciou que agora está trabalhando em uma nova moeda de privacidade chamada Ghost, projetada para dar às pessoas controle total sobre suas finanças.
Leia mais:
- Vitalik Buterin vê John McAfee e Nouriel Roubini como fontes das duas piores previsões do Bitcoin
- Roger Ver aparentemente não está preocupado com o coronavírus
- Bitcoin, e não governos, salvarão o mundo após a crise, diz Tim Draper
- Advogados russos propõem ação legal para recuperar 200.000 BTC perdidos pela Mt. Gox
- Exclusivo: Mercado Bitcoin prepara lançamento de 10 novas classes de tokens em 2020
- Volume de comércio de criptomoeda P2P aumentou 2800% na África do Sul, diz Paxful
- Novo relatório da AnChain mostra que DApps são pouco utilizados e maior parte dos seus usuários são robôs