Governo da Nigéria apoia iniciativas com IA através de US$ 290 mil em bolsas

O recentemente introduzido Esquema de Pesquisa em Inteligência Artificial da Nigéria foi criado para facilitar a utilização em massa de IA, com o objetivo de impulsionar o avanço econômico

O Ministro das Comunicações, Inovação e Economia Digital da Nigéria, Bosun Tijani, revelou na sexta-feira, 13 de outubro, que o governo pretende conceder 5 milhões de nairas (equivalente a US$ 6.444) a 45 startups e pesquisadores focados em inteligência artificial (IA).

Essa iniciativa foi divulgada pelo ministro em uma publicação feita no X (antigo Twitter) e faz parte do recém-introduzido Esquema de Pesquisa em Inteligência Artificial da Nigéria, que tem como objetivo facilitar a ampla utilização da IA para impulsionar o avanço econômico.

Conforme salientado no site oficial da iniciativa, as áreas de foco incluem agricultura, educação e força de trabalho, finanças, governança, saúde, utilidades e sustentabilidade. Para serem elegíveis para uma bolsa, os candidatos devem formar um consórcio composto por uma startup ou empresa de tecnologia, um pesquisador de uma universidade nigeriana ou um pesquisador estrangeiro, de acordo com o ministério.

Os candidatos devem apresentar uma proposta de pesquisa alinhada com as áreas de foco em IA do Ministério das Comunicações, Inovação e Economia Digital. Além disso, eles devem fornecer uma proposta abrangente destacando o potencial impacto econômico do projeto na Nigéria.

Além disso, os candidatos devem ter um histórico comprovado de excelência em pesquisa ou empreendedorismo, e espera-se que publiquem pelo menos um artigo revisado por pares dentro de um ano após receberem a bolsa.

Em agosto, o governo nigeriano convidou cientistas de ascendência nigeriana, bem como especialistas de renome global que trabalharam no mercado nigeriano, para colaborar na formulação de sua Estratégia Nacional de Inteligência Artificial.

O período de inscrição começa em 13 de outubro de 2023 e encerra em 15 de novembro de 2023. O ministério indicou que um painel de especialistas em IA avaliará as propostas.

Leia mais:

Você pode gostar...