Nic Carter dobra suas apostas na teoria de que o Bitcoin foi inventado pela NSA
A velha teoria de que a “NSA criou o Bitcoin” voltou a circular nas redes sociais.
Nic Carter, um eminente defensor do Bitcoin, veio a público reiterar sua crença na teoria de que a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) esteve envolvida na criação do Bitcoin (BTC).
Em 15 de setembro, o cofundador da Iris Energy, Daniel Roberts, aparentemente reacendeu o debate sobre a antiga teoria no X depois de postar capturas de tela de um artigo de 1996 intitulado “How to Make a Mint: The Cryptography of Anonymous Electronic Cash” (Como criar uma casa da moeda: A criptografia do dinheiro eletrônico anônimo, em tradução livre).
O artigo é uma das primeiras fontes conhecidas a apresentar ideias sobre um sistema de dinheiro eletrônico semelhante ao Bitcoin. Ele propõe o uso de criptografia de chave pública para permitir que os usuários façam pagamentos anônimos sem revelar sua identidade.
As notas de rodapé do artigo mostram que o documento foi “preparado por funcionários da NSA.” Entre os autores, havia o especialista em criptografia Tatsuaki Okamoto, que co-inventou o sistema de criptografia de chave pública Okamoto-Uchiyama em 1998.
Em 21 de setembro, Carter, sócio da Castle Island Ventures, reforçou seu apoio à teoria, declarando: “Eu realmente acredito nisso”, antes de acrescentar:
“Eu chamo essa teoria de ‘hipótese do vazamento do laboratório do Bitcoin’. Acho que foi um projeto interno de P&D que foi encerrado e que um pesquisador achou que era bom demais para ser abandonado e decidiu lançá-lo secretamente.”
Na verdade, Carter defende essa teoria há vários anos, e a defendera também em 2020, dizendo: “Se o Bitcoin foi escrito por criptógrafos da NSA como uma arma monetária biológica, e o código escapou desses limites sensíveis… isso o torna um vírus… que escapou de um laboratório?”
Em 2021, ele declarou: “A única coisa decente que a NSA já fez no mundo foi deixar o bitcoin vazar do seu laboratório.”
I actually do believe this. I call it the bitcoin lab leak hypothesis. I think it was a shuttered internal R&D project which one researcher thought was too good to lay fallow on the shelf and chose to secretly release https://t.co/qXJkQTciSK
— nic carter (@nic__carter) September 21, 2023
Eu realmente acredito nisso. Eu chamo essa teoria de ‘hipótese do vazamento do laboratório do Bitcoin’. Acho que foi um projeto interno de P&D que foi encerrado e que um pesquisador achou que era bom demais para ser abandonado e decidiu lançá-lo secretamente.
— nic carter (@nic__carter)
No entanto, ele disse que isso não implica que o governo dos Estados Unidos controla secretamente o Bitcoin, outra teoria que é muitas vezes associada à teoria da conspiração Bitcoin/NSA, que sugere que a NSA criou também uma vulnerabilidade fatal no código do Bitcoin.
“Na minha versão dessa teoria, o pesquisador fez isso sem a permissão da NSA e optou por deixar as moedas para trás a fim de preservar seu anonimato.”
“Há uma tonelada de outras evidências circunstanciais que apóiam essa [teoria]”, acrescentou.
Enquanto isso, alguns membros da comunidade cripto chamaram atenção para o nome de um dos acadêmicos de criptografia responsáveis pelo artigo, sugerindo que Tatsuaki Okamoto guarda alguma semelhança com Satoshi Nakamoto, o pseudônimo criador do Bitcoin.
“O nome poderia ter sido usado como inspiração para Satoshi. No entanto, essa não é realmente uma parte fundamental da teoria”, disse Carter.
Enquanto isso, Matthew Pines, diretor de inteligência da empresa de segurança cibernética Krebs Stamos, acredita que o mais provável é que o Bitcoin tenha sido fruto de uma “fertilização cruzada de nerds criptográficos e nerds cypherpunk da NSA”, acrescentando:
“Suspeito que Satoshi (ou pelo menos seus colaboradores intelectuais mais próximos) tenha associações de trabalho com a NSA – mas não acho que o Bitcoin em si ou o white paper tenham sido oficialmente desenvolvidos pela agência.”
O ex-executivo da Goldman Sachs, Raoul Pal, já havia compartilhado sua própria versão da teoria. Em uma entrevista concedida à Impact Theory no início deste ano, ele disse:
“Acho que o governo dos EUA e o governo do Reino Unido inventaram o Bitcoin… o que significa a NSA [nos EUA] e o GCHQ no Reino Unido, que são os dois centros mundiais de criptografia.”
Em agosto, Cointelegraph mergulhou fundo na teoria da conspiração e entrevistou o ex-analista de criptografia da NSA, Jeff Man, que disse que, embora fosse “viável” que a NSA pudesse ter criado o Bitcoin como um meio de coletar informações sobre seus inimigos, essa hipótese é altamente questionável.
Entretanto, Man concluiu que, mesmo que isso tenha acontecido, é provável que nunca venhamos a descobrir a verdadeira história por trás do ativo digital mais popular do mundo, até que ela deixe de ter qualquer importância.
LEIA MAIS