Nic Carter mergulha nas provas de reservas e classifica os atestados das exchanges

As plataformas de negociação cripto Kraken e BitMEX lideraram a lista de pontuação de prova de reservas, enquanto a Binance recebeu uma pontuação baixa por estar incompleta.

O defensor do Bitcoin, Nic Carter, divulgou uma análise aprofundada da prova de reservas de exchanges centralizadas e classificou os atestados fornecidos por algumas das plataformas de negociação de criptomoedas mais proeminentes no espaço.

Carter publicou um exame detalhado da qualidade da prova de reservas (PoR) de várias exchanges. O executivo de cripto usou parâmetros como atestado de ativos mantidos e divulgação de passivos, incorporando um auditor terceirizado, demonstrando credibilidade ao fazer um PoR para todos os ativos e se comprometer com um procedimento contínuo para determinar quais PoRs são de melhor qualidade.

Pontuações PoR de exchanges de criptomoedas. Fonte: Médio

As plataformas de negociação de criptomoedas Kraken e BitMEX estão no topo da lista. De acordo com Carter, a Kraken, que contratou Armanino para sua prova de reservas, dá aos clientes um “bom nível de confiança” de que não há passivos ocultos. Carter também elogiou o compromisso da plataforma de negociação em fazer PoRs a cada seis meses.

Por outro lado, a BitMEX, que também recebeu elogios, não contou com um auditor, mas optou por um modelo muito transparente. Na frente de ativos, a exchange listou todos os saldos de BTC mantidos pela exchange e a prova de que eles podem ser gastos pelo BitMEX multisig. Com seus passivos, a empresa publicou a árvore Merkle completa dos saldos dos usuários. “Isso significa que não há problemas com saldos excluídos ou negativos, pois qualquer pessoa pode vetar o passivo definido na íntegra”, escreveu Carter.

Enquanto alguns receberam notas altas em termos de pontuação PoR, o PoR da exchange de criptomoedas Binance não se saiu bem no ranking. De acordo com Carter, a baixa pontuação PoR da exchange ocorre porque o PoR está incompleto. O analista de cripto acredita que, apesar do CEO da Binance, Changpeng Zhao (CZ), destacar a importância dos PoRs após o colapso da FTX, o executivo “ainda não enfrentou seu próprio desafio”. Ele escreveu:

“O primeiro PoR da Binance não oferece garantias fortes. Abrange apenas o Bitcoin, que representa apenas 16,5% dos ativos de seus clientes.”

Embora o PoR permita que usuários individuais verifiquem se estão incluídos no conjunto de responsabilidades, Carter disse que o PoR não mostra toda a lista de responsabilidades. Isso dificulta que um terceiro verifique o procedimento de acordo com o analista.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...