NFTs agitam o mercado brasileiro com vários lançamentos que vão de MC Gui à Túlio Maravilha

Novidades no mercado de NFTs agitam o cenário brasileiro com lançamentos envolvendo Endrick Felipe, Joel Santana, Luizão, Junior Souza, Muller, Túlio Maravilha e MC Gui

O mercado de Web 3.0, Blockchain, NFTs e Metaverso está em alta no Brasil mesmo com o bear market assolando o amplo ecossistema de criptoativos. Prova disso são os diversos lançamentos de NFTs no mercado nacional e também eventos que estão tratado do tema como a Rio Innovation Week 2022 que acontece entre os dias 08 e 11 de novembro.

No evento, serão mais de 500 palestras e 27 conferências, entre elas, sobre os desafios da Web 3.0. Neste painel, um dos principais desafios dos palestrantes é mostrar como as novas tecnologias, especialmente de blockchain, podem se inserir na vida das pessoas de maneira natural, resolvendo problemas que antes não se conseguia.

Alguns nomes de peso estarão presentes no evento, casos de Bruce Dickinson e Spike Lee. O vocalista do Iron Maiden e o ilustre diretor de cinema participarão de workshops para falar dos temas respectivos às suas áreas. 

Um dos palestrantes deste tema no Rio Innovation Week será o executivo Bruno Maia, sócio da Feel The Match, uma desenvolvedora de propriedades intelectuais para Web3 e Streaming. Fundada em 2021, a empresa já produziu projetos como a série “Romário – O Cara” para HBO MAX (previsão de lançamento para 2023) e “Nos Armários dos Vestiários” (Globo), sobre a homofobia no futebol, com repercussão mundial.

Em sua participação, Bruno Maia apresentará a Feel The Match X, uma nova plataforma que vai oferecer acesso a experiências exclusivas em grandes produtos culturais, através de tecnologias blockchain.

Além disso, todo participante do Rio Innovation Week poderá coletar NFTs de palestras e palestrantes que tenham interesse durante os quatro dias, recebendo informações sobre temas que realmente se encaixem nas preferências pessoais de acordo com as escolhas dos tokens.

Os NFTs no evento são criados pela Tensegrity Network, fundada por Thiago Curvello. O objetivo é criar uma comunidade em torno do RIW. “Além de ser um passaporte do evento, os tokens terão experiências futuras personalizadas”, ele indica.

Futebol, NFTs e games

Além da Tensegrity Network e da Feel The Match quem também está com novidades unindo NFTs e futebol é o Futster, game brasileiro de football manager com cards em NFTs. Agora cards de Flamengo, Santos, Atlético Goianiense e Avaí estão à venda; usuários já podem acessar todas as funções do game e começar a jogar de forma gratuita.

No game, o usuário coleciona cards de atletas e disputa campeonatos contra outros usuários. Os players podem começar a jogar de forma gratuita e os cards de quatro clubes da série A – Flamengo, Santos, Atlético Goianiense e Avaí – já estão disponíveis. Há negociações para a participação de outros grandes clubes brasileiros no game.

Ao cadastrar o email no game, o usuário já ganha cards para montar o seu primeiro time e dar início às competições. 

Em outro lançamento do setor de NFTs, a Rough Diamonds em parceria com Endrick Felipe, jovem promessa do Palmeiras, irá leiloar um NFT que dará direito a primeira camisa profissional utilizada pelo jogador. Serão somente 2 NFTs, sendo que um ficará com o próprio jogador enquanto o outro ficará com o vencedor do artigo leiloado.

Porém, a peça só poderá ser retirada depois de doze meses. Enquanto isso, ela ficará guardada em um cofre. O leilão está previsto para ocorrer a partir da próxima segunda-feira, 07/11. 

“Esse formato cria uma nova forma do fã se aproximar do jogador, com um formato que é verificado, e também validado pela empresa responsável. Ou seja, o consumidor sabe que aquela camisa saiu do atleta, passou pelo formato de digitalização e, mesmo que ele compre de outra pessoa, poderá checar todo o processo de autenticidade do produto”, disse Bruno Pessoa, CEO e cofundador da Rough Diamonds. 

Lendas do futebol e MC Gui

Já a plataforma de NFTs Fanstation anunciou uma nova coleção de NFTs em clima de Copa do Mundo. Para celebrar os ícones do futebol brasileiro, a plataforma se juntou aos jogadores Joel Santana, Luizão, Junior Souza, Muller e Túlio Maravilha para oferecer experiências únicas para os fãs.

O famoso “Rei do Rio” e ex-futebolista, Joel Santana, conhecido por ser o único campeão estadual com os quatro maiores times do Rio de Janeiro (Vasco, Flamengo, Fluminense e Botafogo). Coleciona muitas histórias no futebol carioca, Joel pretende se aproximar dos fãs por meio das diversas NFTs lançadas.

Uma das propostas é que na aquisição do card digital com benefícios, o fã também vai receber uma das pranchetas usadas pelo único técnico campeão carioca pelos quatro grandes clubes de futebol do Rio de Janeiro. Outra opção para quem curte o eterno zagueiro são cards com camisas dos modelos dos anos em que ele atuou em cada time, autografada e com direito a um vídeo desse momento. 

Luizão, ídolo do Corinthians, conduzirá uma visita ao estádio Neo Química Arena ao comprador de seu NFT disponibilizado na plataforma. Já o ídolo do São Paulo, Junior Souza, acompanhará o fã em uma visita ao estádio do Morumbi. O companheiro de time Muller também se juntou à plataforma e terá um dia de tour pelo estádio do time junto ao dono do card.

Os passeios dão direito a um acompanhante, refeição no local e garantem um momento de conexão entre os jogadores e os fãs de carteirinha. Uma ótima oportunidade para bater papo com o ídolo e fazer muitas fotos.

Já o Túlio Maravilha, personagem marcante da época do futebol ‘romântico e raiz’, entrou para a lista de consagrados futebolistas que alcançaram a marca de 1000 gols e agora os fãs vão poder guardar um pedaço dessa memória para si com o lançamento de NFTs da chuteira e da bola que fizeram parte do momento histórico. 

Além das lendas do futebo, recentemente a empresa também anunciou o lançamento de NFTs de MC Gui. Os NFTs abrem acesso ao camarim do cantor com um acompanhante em qualquer show exclusivo durante 1 ano inteiro, além da possibilidade de fazer parte do fã clube do ídolo.

“Estou bem animado com a parceria com a Fanstation e com a possibilidade de proporcionar experiências diferenciadas aos meus fãs. Isso vai trazer uma maior proximidade entre nós. Quero proporcionar conteúdos exclusivos e dividir muito mais da minha história com eles por esse novo canal”, declara o cantor.

Upland e Gala

Outra novidade envolvendo NFTs foi o anúncio da parceria entre Upland e Gala. Pela parceria a Upland, com mais de 3 milhões de usuários registrados, terá um ambiente próprio dentro do Vox Verse, o metaverso que será aberto em breve pela publisher norte-americana Gala.

Por sua vez, quando começar a funcionar, o Vox Verse terá uma loja dentro do Upland, que possui comunidades em países como Estados Unidos, Brasil, Portugal e Canadá. Assim, a Gala poderá comercializar ativos digitais tais como avatares e outros artigos colecionáveis para uma base ainda maior de interessados.

“Apesar dos protocolos diferentes, os NFTs poderão migrar de um metaverso para o outro. Trata-se de um caso real de interoperabilidade entre os metaversos. Os ativos digitais do Vox Verse serão importados da rede Ethereum ERC-721 para o Upland. O conceito de posse de ativo digital se expande já que o usuário poderá utilizá-lo em mais de um ecossistema”, explica Ney Neto, diretor executivo da plataforma Upland na América Latina.

O chefe global de estratégia da Gala, James Olden, mencionou que está empolgado com a confirmação da parceria. “O sucesso de Upland no espaço dos metaversos da blockchain já havia sido percebido. Estamos felizes em concretizar esta parceria, de forma que os dois mundos e as duas comunidades possam convergir”, diz Olden.

Com mais de 4 milhões de NFTs comercializados ao longo de quatro anos, entre terrenos e produtos como colecionáveis da NFL (liga de futebol americano), Upland é uma startup que já atraiu US$ 20 milhões em investimentos de fundos como Animoca Brands, Blockchain Fund e Kingsway Capital e possui um valor de mercado que ultrapassa US$ 300 milhões.

A Gala é especializada em jogos de blockchain, especialmente na modalidade “play to earn” que permite ao usuário possuir e negociar tokens, dentre os quais os não-fungível. Sempre estruturada em blockchain, a Gala tem ainda uma plataforma descentralizada de música, em que famosos como os rappers Snoop Dog e Ice Cube oferecem seus NFTs, e outra de filmes para cinema e streaming, com o mesmo conceito de possibilitar a venda de colecionáveis exclusivos aos fãs.

O Vox Verse, sem data de lançamento confirmada, está sendo criado em parceria com Will Wright, o criador do The Sims, cultuado jogo dos anos 2000 que simula a vida real. Os usuários do Upland também poderão jogar o Vox Odissey, jogo de texto que roda dentro do Discord, diretamente a partir do servidor do Upland.

LEIA MAIS

Aviso: Esta não é uma recomendação de investimento e as opiniões e informações contidas neste texto não necessariamente refletem as posições do Cointelegraph Brasil. Cada investimento deve ser acompanhado de uma pesquisa e o investidor deve se informar antes de tomar uma decisão.

Você pode gostar...