NFTs oferecem uma nova maneira para a sociedade “armazenar cultura”, afirma o CEO da Animoca Brands
O co-fundador da Animoca Brands, Yat Siu, pediu aos novos usuários do NFT que olhem para além da especulação e examinem como os tokens não fungíveis podem redefinir a cultura.
Yat Siu, o cofundador e presidente da desenvolvedora de jogos da NFT, Animoca Brands, acredita que os tokens não fungíveis oferecem uma nova maneira de armazenar a cultura na esfera virtual.
Em uma entrevista à Cointelegraph, Siu argumentou que, embora a tecnologia que sustenta os NFTs possa ser nova, o desejo de “armazenar cultura” sempre esteve conosco ao longo da história humana.
“Nós descrevemos os NFTs como depósitos de cultura, porque eles incorporam um momento da história”, disse ele, acrescentando: “O que é arte? Cultura das lojas de arte.”
Siu é um empresário de tecnologia baseado em Hong Kong que já trabalhou na Atari e também fundou a empresa de jogos Outblaze. A Animoca Brands foi fundada em 2014 e lançou projetos NFT notáveis, incluindo The Sandbox, F1 Delta Time e MotoGP Ignition, e investiu em Dapper Labs, OpenSea e Axie Infinity.
O presidente da Animoca disse que cultura é mais do que apenas o valor monetário de uma obra de arte, e apontou o exemplo de sua filha e sua banda favorita BTS, afirmando que ela não pretende obter um autógrafo do popular grupo K-Pop em uma tentativa de lançá-lo para um lucro rápido:
“A maioria das pinturas do mundo não valem uma muito, mas, como ao possuir cultura, a grande maioria das pessoas que hoje compram arte ou fotografia não tem a intenção de vendê-la imediatamente. Não é assim que nos envolvemos com a cultura”.
Quando questionado sobre que conselho ele daria aos recém-chegados do NFT, Siu exortou os novatos a não buscarem oportunidades de lucro rápido, em vez disso, recomendou que mergulhassem nas utilidades revolucionárias possibilitadas pela tecnologia.
“Comece comprando seu primeiro NFT não com a intenção de ganhar dinheiro para você, mas simplesmente com o desejo […] de aprender com isso”, disse ele.
Siu também argumentou que os NFTs representam uma mudança dialética na propriedade e direitos dos dados, afirmando: “O que é interessante sobre essa propriedade que somos capazes de criar é que não vem de um tipo de demanda a qual você pode cavar o chão.”
Siu descreveu os dados como um dos “recursos mais valiosos” do mundo, apontando para os esforços incansáveis de grandes empresas de tecnologia como a Amazon ou o Facebook para extrair todos os dados de seus usuários em uma tentativa de personalizar a publicidade que veem nas plataformas sociais.
“Os dados se tornaram a fonte de poder absoluto”, acrescentou.
A Animoca Brands atingiu um aumento de capital de US$ 88,88 milhões em maio, com base em uma avaliação de US$ 1 bilhão.
LEIA MAIS: