5 coisas para prestar atenção para lucrar com a compra e venda de NFTs
NFTs não são apenas itens de colecionador e podem gerar bons lucros para aqueles que os tratam como investimento financeiro. Saiba como.
Se ao final do primeiro semestre de 2021 o mercado de NFTs movimentava apenas US$ 64 milhões por mês, agora, no começo de 2022, atingiu a soma de US$ 41 bilhões e deixou de ser um pequeno nicho da indústria de criptomoedas para se tornar um setor com dinâmica própria.
Embora os volumes movimentados ainda sejam pequenos quando comparados com o mercado de criptomoedas como um todo, muitos investidores estão fazendo fortunas com a compra e venda de NFTs, noticiou a revista Fortune na sexta-feira, 18.
Em momentos de baixa do mercado de criptomoedas, os tokens não fungíveis se apresentam como uma alternativa para que investidores tentem minimizar prejuízos e potencializem seus ganhos. De acordo com a reportagem, as qualidades que tornam os NFTs únicos e exclusivos criam diversas oportunidades para que investidores os negociem como um ativo financeiro visando exclusivamene o lucro.
Para isso, no entanto, é importante estar atento a cinco fatores fundamentais para determinar o potencial de valorização de uma coleção de NFTs ao longo do tempo.
1. Utilidade
Mais do que apenas um arquivo eletrônico, NFTs com alto valor agregado costumam oferecer benefícios adicionais aos seus detentores. Muitas vezes com contrapartidas na vida real. Por exemplo, os NFTs da coleção Veefriends dão acesso à Veecon, uma conferência anual que mistura personalidades da cultura pop mundial com os líderes que estão construindo a Web3. Além disso, há a possibilidade de encontrar pessoalmente Gary Vaynerchuk, o popular influenciador digital e idealizador da coleção.
O sucesso do Bored Ape Yacht Club não se explica exclusivamente pelo apuro estético das imagens da coleção. Seus idealizadores procuraram criar um senso de comunidade entre os colecionadores, algo que segundo eles não fazia parte da cultura dos NFTs quando a coleção foi lançada, em maio de 2021.
Além disso, entre as promessas para aqueles que se juntaram ao clube havia um canal exclusivo no YouTube, participação em campnahas de doações a instituições de caridade, NFTs de coleções paralelas, além da distribuição de produtos físicos, como camisetas e bonés.
No entanto, o recurso mais interessante do BAYC é a permissão para que os colecionadores possam explorar comercialmente as imagens dos Bored Apes correspondentes aos seus NFTs. Ele cria uma nova lógica comercial que só se tornou possível por conta dos padrões digitais inerentes aos tokens não fungíveis e aos contratos inteligentes que fornecem o substrato tecnológico da coleção.
2. Equipe de desenvolvedores
Embora algumas coleções, incluindo o BAYC, sejam criadas por equipes anônimas ou pseudônimas, certificar-se de que os criadores e desenvolvedores dos projetos tenham boa reputação é uma medida recomendável para evitar cair em golpes.
Por exemplo, o artista por trás da coleção NFT The Supreme Kong é Hossein Diba, um artista gráfico reconhecido por trabalhos na indústria de games e do cinema, incluindo diversos projetos da Ubisoft, da Electronic Arts e da Epic Games.
Já o Loot, um dos projetos que causou furor no espaço de tokens não fungíveis em 2021, foi idealizado por Dom Hofmann, artista, criador e programador da Vine. O Loot é uma coleção de 8.000 NFTs. Cada um consiste em uma lista de itens clássicos de jogos RPG. Cada item da coleção, reconhecido como Loot Bags, possui um conjunto único de itens e cada item aparece uma quantidade diferente de vezes, gerando escassez e exclusividade.
A princípio não havia um jogo específico, com regras rígidas, associado às Loot Bags. Os NFTs são gerados como itens para serem usados em jogos ou projetos feitos pelos detentores dos NFTS. Essa proposta fomentou o surgimento de comunidades, ferramentas de desenvolvedor eguildas para desenvolver um ecossistema em torno das Loot Bags. O projeto recebeu elogios de Vitalik Buterin, criador do Ethereum (ETH) por conta de sua filosofia: “tudo que alguém criar passa a existir, o que realmente importa é até onde um criador está disposto a avançar com suas próprias criações.”
3. Comunidade
Tanto o exemplo do BAYC quanto o do Loot dão conta do potencial que projetos de NFTs com propostas consistentes têm para criar comunidades. Este é um fator decisivo para o sucesso de qualquer projeto na indústria de criptomoedas. Se não houver usuários e adeptos, qualquer projeto, seja do setor de NFTs, DeFi (finanças descentralizadas), ou games, estará condenado ao fracasso.
A melhor medida para monitorar e medir o poder e o alcance de uma comunidade de determinado projeto de tokens não fungíveis é investigar o grau de engajamento que o projeto gera nas redes sociais. É importante não observar apenas a quantidade de seguidores, mas a participação da comunidade em cada postagem. Twitter, Clubhouse, Reddit, Telegram e Discord são as ferramentas mais efetivas para a avaliação da popularidade de um projeto.
4. Associados
A adesão de personalidades do mundo esportivo ou da cultura pop e de grandes marcas, em geral contribui enormemente com o sucesso de um projeto NFT. Mais uma vez, o BAYC é um dos melhores exemplos, tendo itens da coleção comprados pela Adidas, pelo craque brasileiro Neymar Jr e pelo astro da NBA Stephen Curry. No caso dos CryptoPunks, os rappers Snoop Dogg e Jay-Z e a tenista Serena Williams são parte da comunidade. E a coleção feminista World of Women contou com a adesão das atrizes hollywoodianas Reese Whiterspoon e Eva Langloria, e do anteriormente mencionado Gary Vaynerchuk.
5. Arte
Embora o apuro estético nem sempre seja o fator mais importante na determinação do sucesso de um projeto, os CryptoPunks são a prova disso, um traço marcante e original contribui para sua valorização ao longo do tempo. Os CryptoPunks podem ser artisticamente pouco sofisticados, mas os avatares pixelados tornaram-se icônicos por uma combinação de diversos fatores, como originalidade, pioneirismo e os traços de raridade, que tornam alguns itens da coleção mais desejáveis e valiosos do que outros.
Mintando NFTs
Há duas possibilidades de comprar um NFT. Mintando-os quando do lançamento de uma coleção. Uma vez lançados é possível comprá-los no mercado secundário em marketplaces como o OpenSea.
“Mintar” um NFT signigica comprá-lo na ocasião do seu lançamento. Em termos de investimento costuma ser a melhor opção, pois as coleções mais badaladas antes mesmo do lançamento oferecem os NFTs para mintagem a preços mais acessíveis do que em geral depois eles serão vendidos no mercado secundário. Em tese, as margens de lucro em vendas futuras tendem a ser maiores.
Naturalmente, como qualquer operação no mercado de criptomoedas, mintar um NFT na ocasião do seu lançamento envolve riscos. Em geral, trata-se de um processo aleatório, no qual o comprador não pode determinar de antemão o NFT que irá comprar, escolhendo antecipadamente a arte ou os traços de raridade do item. Além disso, em caso de fracasso da coleção o usuário poderá nem mesmo recuperar o dinheiro investido na mintagem.
A mintagem de NFTs de coleções badaladas é um processo concorrido no qual a demanda costuma ser alta e a oferta, limitada. A maioria dos projetos de NFTs libera listas de permissões (white lists) para que os primeiros apoiadores da coleção tenham acesso privilegiado à mintagem dos itens na ocasião do lançamento.
Em geral, para tomar parte nestas listas o investidor deve entrar para o grupo do projeto no Discord para saber quais são os critérios de elegibilidade e a data e hora em que a coleção será lançada.
Aqueles que conseguem mintar um NFT quando de seu lançamento, imediatamente a seguir podem listá-lo para venda no mercado secundário ao preço que lhes parecer conveniente.
Explorando o mercado secundário
Aqueles que não tiverem o privilégio de participar da mintagem de NFTs têm como alternativa procurar coleções com bom potencial de retorno em mercados secundários – marketplaces como o OpenSea, o LooksRare e o Rarible, por exemplo.
No OpenSea, o mais popular marketplace de NFTs da atualidade, é possível explorar as coleções mais badaladas na guia Tendências (Trending). Depois de escolher uma determinada coleção, o investidor deve explorar os itens disponíveis e os seus respectivos preços. Em geral, partir do preço mais baixo é a melhor opção.
Para encontrar uma opção atraente é preciso levar em conta o histórico de vendas do NFT e seus traços de raridade. Lances e likes também oferecem uma ideia do interesse de outros usuários sobre itens específicos.
Por fim, é importante verificar se o projeto como um todo tem liquidez. Clicando na guia Atividade e selecionando a opção Listagem e Vendas para comparar quantos usuários estão disponibilizando itens para venda e quantas pessoas estão realmente comprando-os.
Em uma coleção altamente desejada, as transações acontecem em intervalos de poucos minutos. Em tese, quanto mais alto o volume de negociação de uma determinada coleção, maiores serão as chances de encontrar compradores para os NFTs que a compõem.
- Colecionador rejeita oferta de R$ 6,3 milhões por NFT do Bored Ape Yacht Club comprado por R$ 65 mil
Conforme noticiou o Cointelegraph Brasil recentemente, uma coleção bastante badalada neste começo de 2022 é a Azuki. Lançada na segunda semana de janeiro, a coleção já movimentou mais de US$ 315 milhões. Atualmente o preço base de um NFT da coleção é de US$ 12,8 ETH (US$ 33.800).
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