NFT.Brasil agita SP com mais de 500 obras digitais, 150 artistas, realidade aumentada e virtual, entre outras atrações
Com ingressos entre R$ 30 e R$300, evento acontece no Pavilhão do Ibirapuera e no metaverso com previsão de público de 30 mil pessoas.
O Pavilhão Ciccillo Matarazzo (Pavilhão Bienal), no Parque Ibirapuera em São Paulo (SP), é o endereço do NFT.Brasil, primeira exposição internacional realizada na capital paulista e o principal evento do segmento do país que visa impulsionar os tokens nãos fungíveis (NFTs). O NFT.Brasil acontece nos dias 2, 3 e 4 de junho e os ingressos, vendidos em NFTs, custam R$ 30 para exposição, R$ 120 para palestras e exposição e R$ 300 para os três dias de evento, que será híbrido, ou seja, também pode ser acessado no metaverso através do site do evento.
O NFT.Brasil, que deve receber cerca de 30 mil pessoas, vai promover palestras e debates de mais de 100 especialistas do Brasil e do exterior. O evento contará com dois ambientes principais e outros anexos: a Exposição Internacional de NFTs que apresentará a ‘Expo Educativa’ – onde serão apresentados conceitos e cronologia de surgimento da internet as novas ferramentas da Web3; a ‘Expo Artística e Interativa’ – que conta com uma curadoria de mais de 150 artistas nacionais e internacionais e 50 coleções de obras em NFT; a ‘Expo Imersiva’ – espaço com mais de 100m² para promover uma experiência sensorial com arte imersiva; o ‘Espaço de Gaming VR/AR’, com a descoberta de novas realidades; um espaço dedicado aos expositores; e shows nos happy-hours com uma programação musical e intervenções artísticas após a atividades do dia para fortalecer a conexão da comunidade Web3 e networking entre os participantes.
À frente da organização estão Marco Affonseca, gestor do MAAC Hub, casa de inovação focada em Web3 e NFT localizada em São Paulo; Edvam Filho, cofundador do NFT.Rio e da Carabela, corealizadora do NFT.Rio; Lucas Santiago, fundador do NFT.Brasil e diretor na Carabela; e Bob Burnquist, lenda do skate mundial e sócio do NFT.Brasil.
Para eles, o NFT.Brasil pretende abrir espaço, conectar, construir e fortalecer comunidades de artistas digitais e Web3 builders no país. Foi o que destacou Edvam Filho ao dizer que “queremos que o evento seja o principal agregador de comunidades e projetos da área, estimulando o protagonismo nacional na cena global e provocar a sociedade brasileira a pensar em futuros desejáveis a partir dessas novas tecnologias.”
Lucas Santiago, por sua vez, comentou que “o evento será um grande momento de conexões para quem busca estar por dentro e de quem já está construindo a Web3 no Brasil e no Mundo” enquanto Marco Affonseca enfatizou a missão do NFT.Brasil é promover uma experiência sob a perspectiva da jornada dos diferentes públicos ao ressaltar que “a proposta é estar presente na jornada dos diferentes públicos, proporcionando momentos de conexão entre o universo do NFT, as marcas e os diferentes perfis de público que visitarão a Bienal nesse primeiro encontro de muitos que virão.”
Coleções
Os principais colecionáveis de NFTs do mundo estarão presentes na primeira exposição internacional de NFTs realizada na capital paulista: Bored Apes Yacht Club, Cryptopunks, Where My Vans Go, Nouns, Clonex, Doodles, Otherdeed + Koda, Burned Picasso, Moonbirds, Cool Cats, Carpoolers, Surf Junkies, Cryptorastas, entre outros.
CryptoPunks, Surf Junkie Club e Nouns estão entre as coleções de NFTs que serão expostas no Pavilhão da Bienal. Imagem: Divulgação/NFT.Brasil
Artistas
Com objetivo de posicionar artistas nacionais e conectar a cena internacional de NFTs, a curadoria do NFT.Brasil vai apresentar mais de 70 artistas brasileiros de diversas cidades do país destacando a diversidade e qualidade dos trabalhos criados por artistas como Ottis, Pessanha, Fesq, Priscila Nassar, Elektra, Maria Mario, Taís Koshino, Uno de Oliveira, Monica Rizzoli, Marlus, Monica Piloni, Calvet, Jmarinovfx.Eth, Noinah, Erick (snowfro), Deekay, Marc Tudisco, Vinnie Hager, entre outros.
Além desse time de artistas, a curadoria, de Ricardo Peterson, Mariana Braoio e BRPunk, ainda conta com o lançamento de algumas coleções de NFTs como a Indigenas.Art, uma coleção de artistas indígenas que está utilizando o NFT como forma de divulgar e comercializar suas obras de artes.
Bob Burniquist
O skatista, uma das mentes pensantes por trás do evento, também vai fazer no evento o lançamento oficial de sua coleção de NFTs em parceria com a grife Reserva. Seguindo o conceito “phigital”, a coleção busca unir o físico ao digital com shapes personalizados e suas versões digitais. Os shapes de skate serão pintados à mão e assinados por Bob Burnquist. Depois, serão comercializados através de NFTs com a originalidade verificada a partir da tecnologia blockchain.
“Estamos lançando um projeto com os Pistol Birds da Reserva e cada NFT será uma arte única minha. Muita arte em shape. Teremos uma exposição imersiva e muito bacana que será lançada em primeira mão no NFT.Brasil”, explicou.
Marcello Serpa
No dia 4 de junho, domingo, às 11h30, Marcello Serpa, um dos publicitários mais premiados e reconhecidos da indústria criativa global, ex-sócio, presidente e diretor de criação da agência AlmapBBDO, vai realizar uma palestra no palco principal do NFT.Brasil.
Na sequência, Serpa estará no Painel: “Coleções: comunidades, marcas, clubes e um mundo de oportunidades com NFTs”, ao lado de Lara Azevedo, head de marketing da Beck’s; de Felipe Baracchini, um dos fundadores do Surf Junkie Club, projeto em NFT que oferece experiências exclusivas para surfistas do mundo inteiro; e Mariana Salles, sócia da maior plataforma de previsão de ondas e vento do Brasil, a Surfguru.
Além da palestra e da participação no debate sobre os colecionáveis, Marcello Serpa também vai apresentar o projeto onde é sócio-fundador batizado de Surf Junkie Club – uma comunidade de amantes do surf que visa oferecer experiências exclusivas para surfistas do mundo inteiro, como o acesso a piscinas de ondas, resorts e barcos em locais internacionais de surf, além de conteúdos e um marketplace com produtos oficiais da marca, Serpa assina uma coleção de ilustrações que são as credenciais em NFT utilizadas para fazer parte do clube.
“Para quem se formou nos anos 80, em design, quando nem computador existia, conseguir trabalhar hoje e criar nos NFTs, é muito interessante. É possível criar vários trabalhos com essa tecnologia e formato. Além de bons resultados na parte de remuneração, compra, a tecnologia blockchain, aliada ao design, é pra mim, fascinante, avaliou.
G10 Favelas
Com o objetivo de promover inclusão e o acesso ao universo dos NFTs, a partir de uma parceria inédita entre o NFT.Brasil e o G10 Favelas (maior grupo de favelas do mundo), jovens das regiões periféricas de São Paulo poderão conhecer e descobrir um pouco mais sobre o segmento durante a realização do evento. Parte dos ingressos serão destinados para comunidades localizadas em São Paulo que fazem parte do G10 Favelas para proporcionar um ambiente de educação focado em engajar jovens da periferia no mundo da NFT e suas aplicabilidades. Além disso, os organizadores do evento vão reverter parte da receita do evento em investimentos em ações nas favelas do G10.
Palestrantes
Dentre os palestrantes confirmados pela curadoria, de Guta Nascimento e Fernando Souza, estão Bob Burnquist, lenda do skate mundial que irá participar do painel “NFTs e o futuro dos esportes – O jogo está mudando”, no dia 2 de junho, e vai realizar o lançamento oficial de sua coleção de NFTs em parceria com a Reserva. Outro nome que confirmou presença no evento foi Marcello Serpa, um dos publicitários mais premiados e reconhecidos da indústria criativa latina, que recentemente participou da criação e lançamento da coleção Surf Junks, que reúne uma comunidade de amantes do surf. Antônia Souza, que liderou a estratégia do time de metaverso na América Latina na Meta, onde se consolidou como especialista no assunto na região; Felipe Cabral, B2B Product Manager do Mercado Bitcoin e fundador do Banco Aberto; Carl Amorim, fundador do Blockchain Research Institute no Brasil, criador do Blockchain Hub Brasil e da Revista Blockcahin Business Review; Larissa Barros, fundadora da Agenda Crypto e coordenadora crypto e web3 da Favela Inc, hub tecnológico no Vidigal; Guta Nascimento, jornalista especializada em onboarding em Web3, Blockchain e Metaverso. Foi diretora da Revista CLAUDIA. Em televisão, trabalhou no Jornal Nacional, Jornal da Globo e Jornal Hoje, da TV Globo. Baseada em Nova York, participou de grandes coberturas internacionais como a Guerra de Kosovo; Kei Shiozawa, idealizador e criador do Grupo Criptoninja, tem sólida experiência no mercado de criptomoedas e é considerado um dos maiores especialistas deste mercado no Brasil; Juliano Kimura, eleito duas vezes melhor profissional de redes sociais pela ABCOMM, melhor agência de Social media pela E-Awards Internacional e dois prêmios no Social Media Week Awards; Felipe Ribbe, ex-head de inovação do Clube Atlético Mineiro, clube que foi pioneiro em iniciativas de web3 no esporte.
Educação
O NFT.Brasil possui ainda um cunho educativo, cuja curadoria está a cargo de Br Punk, o que envolve uma parceria com a com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, oferecendo acesso gratuito para 3 mil alunos da prefeitura e 500 do EJA – Educação Para Jovens e Adultos.
A apresentação da tecnologia para esses alunos já se inicia em sala de aula, com uma cartilha introdutória e bastante didática sobre o que é web 3 e NFT, produzida pela própria organização do evento, para que todos os alunos e professores possam conhecer um pouco mais da tecnologia. A extensão disso acontecerá no próprio evento, com apresentações e explicações técnicas, além de exposições lúdicas.
“É de grande importância a participação e acesso dos estudantes a eventos que ampliem seus conhecimentos culturais e tecnológicos. Essa é mais uma oportunidade dos estudantes da rede municipal aprenderem mais sobre tecnologia”, definiu o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula.
Quem também já é presença marcante nos NFTs é a rede Bitcoin, que recentemente superou a rede Solana e se tornou a segunda blockchain mais popular em NFTs, conforme noticiou o Cointelegraph.