Cartões colecionáveis de ​​NFT: uma nova maneira de possuir itens colecionáveis ​​ou uma bolha de ativos?

Os colecionáveis ​​de NFT estão bombando, mas eles são uma bolha esperando para estourar ou uma revolução esperando para explodir?

Itens exclusivos e únicos há muito tempo atraem colecionadores que estão dispostos a pagar caro para obtê-los. No passado, pinturas, cartões de beisebol, selos, cartões antigos e moedas raras foram vendidos com grandes prêmios para colecionadores. Agora, esses itens estão se movendo para o mundo digital, graças ao uso da tecnologia blockchain.

Esses itens agora são representados em várias redes de blockchain diferentes como ativos digitais “exclusivos”, conhecidos como tokens não fungíveis. O uso da tecnologia blockchain significa que a autenticidade e a propriedade são facilmente verificáveis, especialmente em um mundo onde a escassez desempenha um papel vital na avaliação de um ativo.

Uma obra de arte originalmente criada pelo renomado artista de rua Banksy foi transformada em uma versão em NFT da pintura física que foi destruída propositalmente – mais tarde vendida por quase US$ 400.000. Anita Moore, CEO da Blind Boxes, uma plataforma de NFT para arte digital, disse ao Cointelegraph: “Ao descentralizar os conceitos de proveniência e autenticidade, os NFTs estão revolucionando a maneira como pensamos sobre propriedade e valor”.

O que são os cartões colecionáveis em NFT?

Os colecionáveis em NFT são representações virtuais de seu ativo físico subjacente. Por serem representados na blockchain, esses cartões recebem imutabilidade e verificação pública de propriedade. Mesmo se a versão física for perdida ou destruída, o NFT irá durar e viver na blockchain enquanto o último existir.

As pessoas podem criar uma representação virtual desses cartões criando um token no Ethereum ou em outras blockchains de contratos inteligentes. Esses tokens não são fungíveis e contêm metadados sobre o cartão, especialmente sua imagem. Eles podem ser armazenados, visualizados e transferidos por meio de uma carteira habilitada para NFT.

Existem muitas plataformas onde as pessoas podem criar, comprar e vender esses itens. Alguns dos maiores são atualmente OpenSea e Hoard.exchange, entre outros.

Os colecionáveis ​​estão crescendo como um investimento

As cartas colecionáveis, assim como as obras de arte, são itens únicos e sua passagem para o mundo digital está crescendo a um ritmo em que os colecionáveis ​​como um todo estão se tornando uma classe de investimento. Fora do espaço das criptomoedas, as vendas de cartões comerciais estão disparando.

Nick Rose, fundador e CEO da plataforma de NFT Ethernity Chain, acredita que, apoiando esses tokens, celebridades e influenciadores estão entregando o valor real aos ativos, dizendo ao Cointelegraph:

“É claro que os NFTs autenticados, de esportes e entretenimento do mundo real são o único futuro real para os colecionáveis ​​NFT. Quando lançamos um lançamento com Tony Hawk, Muhammad Ali ou o lendário jogador de futebol Pelé – todos são autenticados, aprovados e apoiados essas pessoas – criando assim um valor subjacente real para elas. “

Existem muitos exemplos de empreendimentos bem-sucedidos no espaço de NFT colecionável. O preço dos cartões de condição da moeda na plataforma de negociação StockX saltou de US $ 280 para uma média de US $ 775, em relação ao ano anterior. Um cartão Tom Brady raro foi vendido por US $ 1,3 milhão na plataforma recentemente, já que é um em 100 de seu tipo em sua temporada de estreia.

Muitos investidores tradicionais começaram a se voltar para classes de ativos mais arriscados, como criptomoedas e empresas de blockchain. No entanto, quando questionado sobre esta tendência recente, Radek Zagórowicz, CEO da Hoard Exchange, uma plataforma de jogos de blockchain, alertou sobre os perigos de seguir cegamente os “trens da moda”. Ele explicou ao Cointelegraph,

“O NFT é uma nova revolução digital, mas, como acontece com toda nova tecnologia, é frequentemente mal utilizado. Há muitos projetos que querem usá-lo apenas como uma tática de promoção, em oposição a um propósito realmente valioso. Os investidores devem ter muito cuidado e não investir em todos os projetos que mencionam os NFTs como eram com a blockchain alguns anos atrás. ”

Esses eventos se desdobram à medida que milhões são dispensados ​​por causa dos bloqueios emitidos na tentativa de conter o crescimento do COVID-19. Com a queda da economia, países como Estados Unidos, Brasil, Alemanha e Japão reduziram as taxas de juros e compraram títulos do governo, tornando-os menos atraentes para os investidores.

Ao mesmo tempo, a flexibilização quantitativa também gerou temores de hiperinflação, levando os investidores tradicionais para longe de ações e moedas fiduciárias, para metais preciosos e criptomoedas; com o interesse mais recente sendo NFTs.

Artistas e organizações tradicionais mergulham em NFTs

Mais de 230.000 fãs da NBA juntaram-se ao NBA Top Shot para ganhar momentos da história da NBA como NFTs, e a MLB e seus jogadores anunciaram agora o lançamento de novos cartões colecionáveis ​​NFT, em parceria com a Topps, o principal fabricante de cartões colecionáveis ​​nos Estados Unidos.

A Dapper Labs, a empresa que criou os populares cartões colecionáveis ​​da NBA NFT, garantiu US $ 305 milhões em uma única rodada de financiamento, fornecendo fichas de ícones do esporte. Figuras conhecidas da NBA participaram da rodada de financiamento, incluindo Michael Jordan, Alex Caruso e Kevin Durant.

A estrela do YouTube Logan Paul também entrou na mania de NFT com a venda de 3.000 NFTs, incluindo cartas Pokémon, ganhando mais de US$ 5 milhões. A demanda por NFTs foi parcialmente impulsionada por um concurso que distribuiu três pacotes da primeira edição de cartas Pokémon para os compradores, avaliados em US$ 40.000.

Artistas renomados, celebridades e grandes organizações esportivas podem estar entrando na onda dos cartões colecionáveis ​​NFT como uma forma de alcançar novos públicos, mas muitos acreditam que os NFTs estão apenas começando a mostrar seu verdadeiro potencial. John Wu, presidente da Ava Labs, a plataforma de desenvolvimento DApp que também oferece suporte ao Avalanche (AVAX), disse ao Cointelegraph:

“Ainda estamos apenas arranhando a superfície do potencial dos NFTs, mas a empolgação com as marcas globais e familiares é muito real. As marcas com as quais conversamos sobre o lançamento de projetos NFT no Avalanche cobrem todo o espectro da arte, do esporte aos eventos, e veem o vasto potencial de adaptação de itens colecionáveis ​​à economia da Internet. ”

A verdadeira propriedade de ativos não é o fim

Em última análise, a indústria de cartões comerciais e colecionáveis ​​existe há muito tempo, mas os modelos de autenticação e preservação, que valorizam sua condição original, tornaram-se um fator incômodo. A tecnologia Blockchain pode fornecer uma solução para esses problemas. No entanto, isso muda toda a dinâmica do mercado de colecionadores, visto que é da escassez de cartões em boas condições que vem o valor.

Embora alguns tenham construído fortunas participando desse mercado nascente, os NFTs apresentam um alto grau de risco. Apenas o mercado de cartões esportivos tradicionais e memorabilia foi estimado em mais de US $ 5,4 bilhões em 2020. Por outro lado, o Dapper Labs está agora avaliado em US $ 2,6 bilhões, tendo arrecadado cerca de US $ 230 milhões em vendas no final de fevereiro.

Portanto, não é surpresa que os NFTs ainda não cheguem lá; no entanto, eles contêm um ativo valioso que pode levar o mercado mais longe. Além disso, possuir um NFT não significa automaticamente que não deva existir uma versão física do cartão. Assim como com o Bitcoin, uma versão física da moeda pode existir e provar a propriedade da carteira que contém os ativos.

O Bitcoin e outras criptomoedas e tokens permitiram que as pessoas fossem seus próprios bancos e possuíssem seu próprio dinheiro. Os NFTs agora estão fazendo o mesmo para outras classes de ativos, mas o uso de NFTs não termina aí. De acordo com James Hakim, CEO da Curate, um aplicativo de mercado NFT tudo-em-um, disse ao Cointelegraph:

“Estamos mudando para os NFTs com utilitários, não apenas arte digital tokenizada. Em breve faremos muito mais com nossos NFTs, como usá-los para staking, pagar por mercadorias, autenticação e recompensas de fidelidade ”

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