Projeto social no Rio de Janeiro usa a Web3 para ajudar comunidades carentes

Movimento TTK e Rio Crypto Hub leiloam coleção de NFTs para levantar recursos a serem destinados à comunidade Tavares Bastos

O Movimento TTK é uma organização social que busca promover o desenvolvimento humano e social nas comunidades cariocas. Como parte do projeto social desenvolvido pelo TTK na comunidade Tavares Bastos, uma coleção de NFTs está sendo leiloada no OpenSea. Os tokens não-fungíveis são de desenhos feitos pelas crianças beneficiadas pelo projeto, e todo o valor angariado será convertido para a iniciativa.

Projeto social na Web3

Os NFTs foram desenvolvidos em parceria com o Rio Crypto Hub, uma iniciativa descentralizada com objetivo de fortalecer o cenário da Web3 no Rio de Janeiro. Além de estarem disponíveis no OpenSea, os NFTs também serão exibidos durante um evento que será realizado na quarta-feira (21), na Tavares Bastos.

O evento contará com a entrega de certificados de conclusão do curso de informática, disponibilizado a moradores da comunidade. Também será ministrado um aulão de skate, seguido de uma competição para eleger a melhor manobra. A intenção do evento é levar música, diversão e Web3 às crianças da Tavares Bastos, bem como impulsionar a venda dos NFTs.

Imagem: coleção de NFTs leiloados pelo Movimento TTK/OpenSea

“O Movimento TTK enxerga na Web3 uma forma de trazer projetos sociais para uma nova fase da internet”, diz Jaxwell Santos Nascimento, cofundador do Movimento TTK. “Além da Web3 sempre trazer informação e tecnologia para a criançada do morro, ela também ajuda com as reformas infraestruturais, trazendo equipamentos digitais que viabilizam as aulas diversificadas, em parceria com o Rio Crypto Hub.”

Uma rede descentralizada permite o acesso a mais insumos para financiar iniciativas, avalia o Movimento TTK. Algumas dessas iniciativas, lista o coletivo, são aulas de esporte e até mesmo uma faculdade de rua, projeto que conta com a parceria do Museu da República.

Além disso, o coletivo afirma que planeja continuar se envolvendo com a Web3. “As ativações do Rio Crypto Hub acontecem todo mês na Tavares Bastos. Nossa missão é levantar o reconhecimento a ponto de viabilizarmos aulas semanais de informática, artes e programação para a criançada”, afirma Nascimento.

A Web3 também facilita a comunicação com outras organizações descentralizadas, ajudando no fortalecimento do Movimento TTK e de outras iniciativas. “São mais de 400 famílias impactadas diariamente pelo projeto social.”

“Acreditamos que a arte, os esportes e a tecnologia podem ampliar os horizontes desses jovens periféricos e tornar seus sonhos uma realidade. Por isso, convidamos a todos a participar dessa campanha e ajudar a tornar esse evento beneficente um sucesso”, diz Hans Kauffman, colaborador do Rio Crypto Hub. 

Kauffman diz que qualquer contribuição é bem-vinda, e reforça que todos os valores arrecadados serão destinados a apoiar atividades em comunidades carentes no Rio de Janeiro. “Juntos, podemos fazer a diferença e proporcionar oportunidades para esses jovens”, conclui.

Leia mais:

Você pode gostar...