Novo estudo revela alta demanda por pagamentos em criptomoedas
Mais de 60% dos proprietários de criptomoedas ouvidos pela pesquisa disseram estar interessados em usar seus ativos como meio de pagamento, tornando as compras online mais privadas e seguras.
Pagamentos em criptomoedas como o Bitcoin (BTC) constituem um dos principais casos de uso potencial de ativos digitais para os consumidores, ao lado de investimentos de longo prazo, de acordo com dados levantados por um novo estudo.
A Pymnts, uma importante publicação voltada para o setor de pagamentos, divulgou na segunda-feira um relatório sobre as preferências dos consumidores em relação a pagamentos com criptomoedas. Nomeado de “Manual de pagamentos com criptomoedas: Criptoativos ganham impulso como opção de pagamento”, o estudo analisa uma pesquisa com mais de 8.000 consumidores nos Estados Unidos. A amostra inclui tanto antigos detentores de moedas digitais quanto não adeptos desta classe de ativos.
Realizado em colaboração com a firma de pagamentos em criptomoedas BitPay, o estudo descobriu que os detentores e os não detentores de criptoativos estão interessados em pagamentos com criptomoedas. Até 93% dos usuários de criptoativos que responderam às questões indicaram que considerariam fazer compras usando seus ativos digitais no futuro, enquanto 59% dos consumidores que nunca possuíram moedas digitais estariam interessados em usá-las para fazer compras.
Mais de 60% dos proprietários de criptomoedas disseram que estavam “muito” ou “extremamente” interessados em usar seus ativos como meio de pagamento para tornar as compras online mais privadas e seguras, enquanto 23% dos não proprietários mostraram interesse em usar criptomoedas para esse fim . Além disso, 57% dos proprietários de criptoativos também indicaram que teriam interesse em fazer compras online com moedas digitais se tal opção de pagamento estivesse automaticamente disponível. Em comparação, quase 21% dos não proprietários expressaram o mesmo interesse.
Relacionada: Adoção de criptomoedas não tem nada a ver com a desconfiança em moedas fiduciárias, segundo estudo do BIS
Apesar de proprietários e não proprietários de criptomoedas expressarem interesse significativo em fazer pagamentos com ativos digitais, o nível de adoção de criptomodas para tal fim ainda é baixo. O estudo observou ainda que mais de 50% dos não usuários “concordam” ou “concordam totalmente” que não há estabelecimentos suficientes aceitando criptoativos como forma de pagamento. Outros 30% indicaram que a aceitação de criptomoedas como meio de pagamento faria com que eles gastassem mais do que gastariam normalmente usando apenas os métodos tradicionais, como cartão de crédito, por exemplo.
Pagamentos com criptoativos não são o único caso de uso importante para criptomoedas como o Bitcoin. Na terça-feira, a Coinbase, maior corretora global de criptomoedas, divulgou uma pesquisa com mais de 2.000 adultos britânicos que mostrou que 41% dos entrevistados estavam dispostos a comprar ativos digitais, tendo como principal motivação uma estratégia de investimento de longo prazo; e 51% dos entrevistados disseram que estariam interessados em tomar empréstimos garantidos por criptomoedas.
LEIA MAIS: