Nova decisão classificando o Bitcoin como ‘dinheiro’ nos EUA
Um tribunal dos EUA decidiu que Bitcoin é dinheiro durante um processo legal recente, embora a classificação neste contexto já exista sob as expectativas legais em grande parte do país
Um processo recente em Washington DC viu um homem processado por várias acusações por executar um método de ocultar transações de Bitcoin.
O tribunal acusou o réu em dezembro de 2019, incluindo a operação de um negócio de transmissão de dinheiro sem licença, como um documento judicial de 24 de julho revelou.
“Após o exame dos estatutos, jurisprudência e outras fontes relevantes, o Tribunal conclui que o bitcoin é dinheiro sob o MTA e que o Helix, conforme descrito na acusação, era um ‘negócio de transmissão de dinheiro não licenciado’ de acordo com a lei federal aplicável.”
Embora essa instância em particular pareça ser uma decisão a favor da classificação do Bitcoin como dinheiro, a lei atual exige uma transmissão de dinheiro ao lidar com o Bitcoin, mesmo que a moeda não esteja tecnicamente sob uma classificação monetária.
O réu operava um serviço de mixagem de Bitcoin
Larry Dean Harmon, o réu no caso, supostamente dirigia um negócio de mixagem Bitcoin, chamado Helix, na dark web.
Esses misturadores confundem os dados das transações com Bitcoin, dificultando a rastreabilidade, detalhou o documento do tribunal.
Harmon viu cerca de 354.468 BTC (no valor de cerca de US $ 3,4 bilhões no momento da publicação) fluir por seus negócios de 2014 a 2017.
Os tribunais de Washington DC acusaram Harmon de três atos ilegais separados: conspiração para lavagem de instrumentos monetários, operação de negócios de transmissão de dinheiro sem licença e participação em negócios de transmissão de dinheiro sem licença.
As autoridades não classificaram tecnicamente o Bitcoin de maneira diferente
Harmon fez lobby contra duas das acusações, colocando as reivindicações como falsas, embora o argumento não tenha sido aceito.
“A moção para demitir levanta duas questões novas: o bitcoin é” dinheiro “para os propósitos do MTA do Distrito de Columbia?” o documento dizia. “A Was Helix, que operava como um Mixer de bitcoin, um ‘negócio de transmissão de dinheiro sem licença'”, acrescentou o documento.
A decisão parece a favor da classificação Bitcoin como dinheiro, embora, na realidade, a medida simplesmente exponha a necessidade de exchanges de criptoativos para manter licenças de transmissores de dinheiro. Muitas jurisdições nos EUA já exigem esse licenciamento.
LEIA MAIS
- Empresários de Bitcoin no Brasil estão otimistas, ‘Preço do BTC vai subir’, argumentam
- Conselho Nacional de Justiça vai publicar trabalho que analisa aspectos jurídicos do Bitcoin no Brasil
- Internet no Brasil pode ficar até 228% mais cara com Reforma Tributária de Paulo Guedes
- Aragon espera que o hard fork Istambul da Ethereum rompa 680 contratos inteligentes
- Grande exchange cripto e carteira Coinbase adiciona suporte para os Lumens da Stellar
- Gerente geral do BIS quer prevenir que os criptos entrem no ‘sistema financeiro central’
- Imprensa estatal chinesa diz que ‘cripto’ do banco central chinês não será lançado em novembro