Pesquisa recente indica que boomers fazem melhores investimentos com criptomoedas
Boomers realizam significativamente mais pesquisas antes de investir em criptomoedas em comparação às suas contrapartes mais jovens, colocando-os em uma posição mais vantajosa.
Como um millennial, é difícil dizer isso, mas os boomers estão se saindo melhor com as criptos. Eles estão usando métodos de pesquisa aplicados nos mercados tradicionais e aplicando-os a projetos de criptomoedas, de acordo com um novo relatório da Bybit e da empresa de pesquisa de consumidores Toluna.
O relatório diz que 34% dos boomers passam “alguns dias” estudando um projeto antes de investir – 50% a mais do que as outras gerações. Mais preocupante ainda, “64% dos investidores norte-americanos gastam menos de duas horas fazendo pesquisas ou simplesmente não as fazem”.
Os boomers também são mais propensos a concentrar suas pesquisas em fatores técnicos, como tokenomics, receita e cenário de concorrentes. Em contraste, seus compatriotas mais jovens são mais propensos a valorizar elementos de reputação, como um fundador carismático e a “estética do site”.
Isso mostra que ser um nativo no mundo digital e no ecossistema cripto não é uma vantagem tão grande quanto as pessoas pensam. Na verdade, isso não é nada em comparação com algumas das habilidades ao ‘estilo Warren Buffet’ que os investidores mais velhos aprimoraram ao longo dos anos.
Talvez os boomers tenham maior probabilidade de já estarem aposentados e, portanto, tenham mais tempo livre do que as gerações mais jovens. É difícil dizer, mas parece que o melhor caminho a seguir para os jovens é se tornar humilde e aprender com os mais velhos.
Mesmo que o mercado cripto tenha muitas propriedades idiossincráticas que o diferenciam de outros mercados de capitais, ainda há o suficiente em comum para permitir um cruzamento decente em habilidades analíticas. Afinal, o preço dos ativos digitais é altamente dependente do equilíbrio entre oferta e demanda do mercado, assim como os mercados tradicionais.
Investigar os detalhes técnicos pode evitar o tipo de tomada de decisão ruim que levou a grandes perdas em 2022. Várias vezes me senti muito bem em comprar um token com base no white paper do projeto e na forte narrativa que o impulsionou, mas descobri, em pesquisas adicionais, que havia tantos desbloqueios de tokens para fundos de capital de risco que a pressão de venda pesaria sobre os preços nos próximos anos.
Os boomers que estão acostumados a analisar os números de empresas e calcular os índices preço/lucro e preço/lucro e crescimento podem aplicar essas habilidades aos dados do CoinGecko ou CoinMarketCap. As gerações mais jovens precisam aprender por que “oferta circulante” versus “oferta máxima” é importante e por que o volume é crítico.
De fato, projetos de criptomoedas que se assemelham a investimentos tradicionais se mantiveram relativamente bem no mercado de baixa. Os investidores ficaram mais esclarecidos sobre a diferença entre os protocolos que emitem tokens como um método de arrecadação de fundos glorificado e aqueles que produzem receita e a compartilham com os detentores. Os chamados protocolos de “rendimento real” não são diferentes de empresas que pagam dividendos – algo com o qual os investidores boomers estariam familiarizados e talvez conduzam algumas de suas decisões de investimento.
Mas a importância da narrativa e da comunidade nos investimentos modernos, especialmente no mercado cripto, não deve ser ignorada. Por exemplo, plataformas descentralizadas de negociação de contratos perpétuos, como GMX, Gains e ApeX Pro, se beneficiaram do sentimento pró-descentralização após a falência da FTX.
A pesquisa sobre esse aspecto requer um bom conhecimento das mídias sociais, especialmente do Twitter, que é uma das principais formas de acesso aos proeminentes analistas, fundadores e degenerados do mercado de criptomoedas. Os investidores usam essas ferramentas para encontrar narrativas, avaliar onde uma narrativa está em seu ciclo de vida e avaliar o sentimento do mercado em geral.
Mas os Millenials e a Geração Z não estão realmente em vantagem quando se trata de usar redes sociais para avaliar tendências, porque não é mais novidade. É Web2, e todo mundo já sabe como usar uma rede social. Na verdade, os jovens transformam sua familiaridade com as redes sociais em desvantagem ao supervalorizá-la como uma ferramenta de pesquisa, enquanto os boomers são mais propensos a se ater aos fatos.
Os procedimentos de due diligence do setor tradicional de investimentos continua e separa os homens dos meninos, como já tem feito ao longo da história. Enquanto isso acontecer, os boomers superarão as gerações mais jovens, porque pesquisam mais e tendem a ser mais pacientes quando se trata de investir, o que leva a retornos mais altos do que as gerações mais jovens, que podem aplicar capital em um investimento sem entender completamente no que estão entrando. Se você está procurando alguém confiável e com conhecimento sobre due diligence, procure seus pais ou avós.
Este artigo tem o propósito de informar e não pretende ser, nem deve ser tratado como, indicação de investimento. Os pontos de vista e opiniões expressadas aqui são estritamente do autor, e não necessariamente refletem ou representam a visão e as opiniões do Cointelegraph.
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