Novo toolkit de criptomoedas pode medir especulação no preço de um token

O Economic Suite, desenvolvido pela Flipside Crypto e Prysm Group, é uma nova ferramenta econômica de blockchain que permitirá que os projetos visualizem dados econômicos avançados sobre seu ecossistema.

O Economic Suite, desenvolvido pela Flipside Crypto e Prysm Group, é uma nova ferramenta econômica de blockchain que permitirá que os projetos visualizem dados econômicos avançados sobre seu ecossistema.

A parceria, cujos resultados foram anunciados em 13 de maio, combinou a experiência de análise de dados da Flipside com a experiência econômica da Prysm.

O Economic Suite apresenta uma variedade de gráficos que mostram os principais indicadores econômicos de uma blockchain específica. Ele deve ser usado por projetos de criptomoedas para acompanhar a integridade e os parâmetros gerais da rede.

Um conjunto de dados para projetos de criptomoeda

Dave Balter, CEO da Flipside Crypto, disse ao Cointelegraph que o foco do Economic Suite é puramente em projetos cripto. Diferentemente das plataformas de dados existentes que fornecem “dados focados no investidor”, o novo conjunto de ferramentas se concentra em ser útil para projetos. “Poderíamos dizer que eles [outras ferramentas] se concentram no preço enquanto nos concentramos no valor econômico – um pouco como Wall Street vs. economia real”, disse Balter.

Balter disse que a plataforma fornecerá dados solicitados ativamente pelas equipes. Ao usar o Economic Suite, eles serão capazes de “entender sua plataforma, fazer comparações e melhorar seu design”.

Algumas das métricas incluem medidas de descentralização e justiça. Um uso proposto é que os projetos de blockchain possam medir os efeitos em tempo real dos ajustes nos parâmetros da rede, como recompensas do validador.

O Suíte é capaz de medir se pequenos mineradores ou validadores são compensados ​​de maneira justa ou se o processo de mineração é “suficientemente descentralizado”. O sistema utiliza fórmulas próprias e compara resultados com os das principais redes.

O resultado é que a equipe por trás de um projeto de criptomoeda é capaz de entender melhor seu estado:

“Ao ver a posição da rede em relação aos seus objetivos, as equipes podem avaliar melhor se seu design econômico precisa ser alterado para melhor atender a esses objetivos”.

Esses dados serão disponibilizados apenas para projetos, que poderão optar por compartilhá-los publicamente.

Reestruturação do preço em componentes especulativos e não especulativos

Um dos componentes do conjunto está relacionado ao preço do token. Como Balter explicou, os projetos são frequentemente confrontados com a questão de como aumentar ou gerenciar o preço de seu token.

O Economic Suite apresenta um gráfico de decomposição de preços que divide o preço em vários componentes. Uma parte especulativa está sempre presente, mas os gráficos também incluem um componente “consumidor” e “aposta”.

Como a Dra. Stephanie Hurder, cientista fundadora do Prysm Group, disse ao Cointelegraph, os tokens podem ser usados ​​na compra de bens e serviços, mas também na participação e governança. “Esses usos são os que criam o valor econômico fundamental de um token – são atividades comerciais concretas”, acrescentou.

Assim, o sistema tenta descobrir quanto do preço de um token é devido a esses fatores, enquanto as partes que não podem ser explicadas são consideradas especulativas.

Hurder não quis entrar em detalhes específicos de como o sistema funciona. Mas ela antecipou que “para medir o valor simbólico impulsionado pelos usuários que compram bens e serviços, usamos o equivalente ao PIB, que chamamos de Atividade Econômica”.

Ela mencionou plataformas de stacking e blockchains de armazenamento distribuído como exemplos de sistemas nos quais o valor da Atividade Econômica pode ser derivado.

Alguns projetos de blockchain são mais fáceis de avaliar do que outros. Como Michael Anderson, da Framework Ventures, disse anteriormente ao Cointelegraph, alguns protocolos financeiros descentralizados se prestam a modelos de avaliação de tokens mais rigorosos.

Um exemplo disso é o MakerDAO, que pode receber receita no nível do protocolo graças aos juros dos empréstimos.

Leia mais:

Você pode gostar...