Nova ação coletiva contra Robinhood alega manipulação de oligopólio

O desdobramento do short-squeeze da GameStop em detrimento dos principais fundos de hedge “não poderá continuar”.

Robinhood, o aplicativo de negociação de ações anteriormente muito popular entre os millennials, está enfrentando outro processo movido por ação coletiva, após sua recente suspensão temporária das compras de GameStop e outras “ações de meme” por meio de sua plataforma.

A ação, movida em 29 de janeiro em Houston, Texas, alega que Robinhood, junto com outros réus nomeados, incluindo TD Ameritrade e WeBull, chegaram a “um entendimento comum sobre o que deveria ser feito, e eles realizaram parelelismo conscientes”.

Paralelismo consciente, no direito de concorrência, refere-se ao comportamento em que concorrentes em um oligopólio estabelecem preços ou condições sem um acordo formal. Uma entidade tomará a iniciativa de definir um preço, enquanto as outras o seguirão, pois o afastamento desse comportamento poderia ameaçar a participação de mercado e diminuir os lucros.

“Em suma, a situação que estava se desenrolando era uma ameaça para os participantes tradicionais do setor financeiro, muitos dos quais eram os maiores clientes dos Réus, e não puderam continuar.”

Robinhood e várias outras plataformas de negociação suspenderam as negociações de uma série de ações, que estavam sendo direcionadas por meio de uma estratégia de compra coletiva organizada em rede e não por instituições.

Proposta inicialmente por meio do subreddit r/Wallstreetbets, em resposta à revelação de que certos fundos hedge haviam assumido posições vendidas na GameStop que excediam a disponibilidade.

A estratégia envolveu um short squeeze, “em última instância punindo os fundos hedge e transferindo uma grande quantia de seu dinheiro para investidores individuais”.

O processo alega que as ações dos réus em suspender a negociação da GameStop e outras ações negaram a seus clientes a chance de lucrar com a volatilidade e manipularam ativamente o curso das ações.

Robinhood é acusada de violar contratos com clientes, violar responsabilidades fiduciárias e violar leis sobre práticas anticompetitivas e fixação de preços.

A empresa não respondeu imediatamente ao pedido de comentário do Cointelegraph.

Uma ação coletiva anterior aberta em Manhattan em 28 de janeiro faz alegações semelhantes. Usuários insatisfeitos podem ingressar automaticamente como reclamantes por meio da plataforma on-line de direitos do consumidor DoNotPay.

O furor sobre as ações de Robinhood fez com que enfrentasse a ira da deputada democrata Alexandra Ocasio-Cortez , e supostamente arquivasse os planos para um IPO após o desastre de relações públicas conferido.

O estúdio de Hollywood Metro-Goldwyn-Mayer até sentiu que o desastre merecia uma dramatização cinematográfica e rapidamente abocanhou os direitos do filme.

LEIA MAIS

Você pode gostar...