Negociação anônima na PrimeXBT: 6 coisas que você deve saber sobre o KYC
O anonimato sempre foi um aspecto importante do mercado de criptomoedas, originado desde o início do Bitcoin. Até o próprio Bitcoin foi criado pelo misterioso pseudônimo Satoshi Nakamoto, que escolheu manter sua identidade real privada do resto da sociedade.
Se Nakamoto fez isso para proteger o próprio Bitcoin, ou para proteger seus próprios dados pessoais não é conhecido, mas a poderosa mensagem permanece hoje que os usuários de criptomoeda preferem permanecer anônimos.
A necessidade de anonimato provocou todo um subconjunto de moedas de privacidade, como Monero ou Dash, que visam manter a identidade, endereço e outros detalhes privados do usuário, ocultos do resto do mundo.
Com o anonimato remanescente é tão importante para os usuários de criptomoeda, é desconcertante que muitas exchanges de criptomoedas exijam extensos processos de conhecimento do cliente (KYC) que exigem informações de usuários particulares e geralmente atrasam o acesso do usuário a uma plataforma.
A exchange de criptomoedas PrimeXBT, no entanto, se preocupa com a privacidade de seus usuários e oferece um registro rápido sem nenhum procedimento KYC. Isso permite que os traders se registrem rapidamente, façam seu primeiro depósito e comecem a negociar, muito antes que um usuário de qualquer outra bolsa possa fazer o upload de seus cartões de identificação pessoal.
Para qualquer trader que não tenha certeza se passar por um processo KYC é correto para eles, aqui estão 6 coisas que você deve saber sobre o KYC.
Risco de vazamento de dados
A razão número um para roubo de identidade é devido a outros sites e plataformas serem invadidos e ter informações confidenciais roubadas. Ao carregar documentos importantes do governo para uma exchange desconhecida de criptomoedas, os usuários são colocados em grande risco de ter suas informações roubadas, o que poderia, potencialmente, chegar às mãos erradas. Isso pode levar a roubo de identidade, problemas de crédito e muito mais, pois os mesmos documentos de identificação que o usuário enviou podem ser usados para roubar sua identidade.
No início de 2019, um hacker da dark web admitiu roubar dados de cliente de algumas das principais bolsas de valores do mundo e estava vendendo para outras pessoas na dark web para fins lucrativos. Isso não aconteceria se os usuários optassem por evitar o processos de KYC nessas plataformas ou usassem exchanges que não exigem KYC, como a PrimeXBT.
Processo de registro longo
Quando qualquer trader encontra uma nova plataforma interessante para negociar, eles querem começar a lucrar imediatamente. No entanto, com o KYC, os documentos devem ser revisados extensivamente pela equipe de suporte e isso pode levar a atrasos significativos no processo de registro.
Isso leva a muita frustração para os usuários, que simplesmente querem fazer um depósito e começar a negociar imediatamente. Recentemente, um usuário do Reddit reclamou que os representantes da Coinbase não puderam verificar um documento depois de fazer o upload repetidamente do mesmo documento várias vezes. Eventualmente, o trader decidiu desistir e passar para outra bolsa.
Não anônimo
Este pode ser óbvio para a maioria, mas é importante notar que, na segunda vez que um trader adiciona suas informações pessoais a uma troca, elas não são mais anônimas. Não apenas suas informações pessoais e privadas estão em algum servidor em uma exchange, mas a informação está sendo compartilhada com agências do governo e quem sabe quem mais. Depois de terem suas informações, elas não são mais suas.
Incapacidade de abrir uma conta
Às vezes, por razões nem sempre comunicadas, as corretoras podem e irão negar ao usuário o acesso a uma plataforma, mesmo que tenham incluído todos os detalhes pessoais relevantes e carregados os documentos necessários. Infelizmente, os usuários aceitam a misericórdia da bolsa e, mesmo que não haja problemas no final do usuário, as empresas podem cometer erros e negar as pessoas pelos motivos errados por engano.
Pior ainda, essas exchanges normalmente não dão uma razão, deixando o usuário sem respostas se perguntando por que o KYC foi rejeitado.
Restrições de conta
Em algumas exchanges, dependendo do nível de KYC aprovado e da documentação oferecida, determinados limites são adicionados aos saques. Isso significa que, se um usuário não passou em todos os níveis do KYC, a exchange pode limitar o usuário a retirar seu próprio dinheiro! Isso é totalmente contra as metas por trás das criptomoedas como um todo, já que foi projetada para que os indivíduos possam controlar seu próprio dinheiro. Nenhuma exchange deve ser capaz de lhe dizer quanto ou quão pouco do seu próprio dinheiro você pode usar e para quê.
Por exemplo, mesmo a Binance limita as retiradas para usuários não verificados a apenas 2 BTC a cada 24 horas. Se um usuário for verificado, ele poderá retirar até 100 BTC a cada período de 24 horas.
Ilusão de Segurança
O KYC pode dar aos usuários uma falsa sensação de segurança. A ideia é que, se um usuário fizer o upload de sua ID e outras informações confidenciais, nenhum hacker poderá entrar em sua conta sem fornecer os detalhes. No entanto, além de expor informações pessoais a possíveis roubos ao fazer o upload delas, não é incomum que os hackers simplesmente obtenham informações de outra maneira, possivelmente pela dark escura, e ganhem acesso à conta do usuário.
Coisas como esquemas de troca de cartão SIM tornaram-se frequentes, fazendo com que os usuários perdessem seus ativos. Se um hacker realmente quiser entrar na sua conta, ele vai entrar de uma forma ou de outra. A adição de KYC nunca substitui a presença pessoal.
Conclusão
O KYC raramente é útil para qualquer pessoa que não seja uma empresa determinada a rastrear indivíduos ou hackers que tentam roubar informações pessoais. Mas, independentemente disso, é algo que tantos analistas de cripto e investidores enfrentam cada vez que tentam uma nova exchange.
A PrimeXBT coloca a privacidade e a segurança do usuário em primeiro lugar, acima de tudo, e descarta o longo processo KYC para agilizar a experiência de registro e fazer os traders usarem rapidamente sua plataforma de ponta. Em apenas alguns cliques, os usuários podem se inscrever, fazer seu primeiro depósito e começar a lucrar mais do que nunca usando a alavancagem de 100x.
O post Negociação anônima na PrimeXBT: 6 coisas que você deve saber sobre o KYC apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.