Operador nacional suíço de ferrovias completa teste do sistema de gerenciamento de identidade blockchain
Caminhos de Ferro Federais da Suíça testa um sistema de gerenciamento de ID blockchain projetado para aumentar a eficiência dos processos baseados em papel.
A empresa ferroviária nacional da Suíça concluiu uma prova de conceito (PoC) de um sistema de gerenciamento de identidades baseado em blockchain “auto-soberano”, de acordo com um comunicado de imprensa compartilhado com a Cointelegraph.
O produto da Caminhos de Ferro Federais da Suíça (SBB) foi desenvolvido pela Linum Labs, empresa sediada na Suíça focada na construção de sistemas descentralizados, implantando o protocolo de gerenciamento de identidade baseado no Ethereum, o uPort, desenvolvido em parte pela incubadora blockchain ConsenSys.
De acordo com o comunicado, testes do sistema de gerenciamento de credenciais baseado em blockchain – que deve ser usado por trabalhadores nas obras da empresa de transporte – foram realizados de maio a novembro deste ano. O projeto em si é projetado para aumentar a eficiência dos processos baseados em papel em um “ambiente de trabalho ágil com uma solução digital, à prova de auditoria, baseada em blockchain”.
No decorrer dos testes, os funcionários criaram suas identidades digitais no aplicativo uPort em seus smartphones, que posteriormente usaram para entrar e sair de locais de construção onde trabalhavam. O sistema confirmou a presença dos trabalhadores nos canteiros de obras e certificou seu treinamento. O post de um blog da Linum Labs em 12 de novembro diz:
“Uma identidade baseada em blockchain auto-soberana é bem adequada para este caso de uso porque os trabalhadores devem ser capazes de transmitir sua identidade de uma empresa para outra e nenhuma empresa específica deve possuir ou administrá-la. Além disso, existem várias empresas e partes emitindo certificados.”
A Blockchain vem ganhando força no setor de transportes nos últimos meses. Em maio, a Swissport anunciou que está lançando um programa piloto blockchain para o seu negócio de movimentação de cargas. Hendrik Leyssens, chefe de operações de carga global da Swissport, disse que o blockchain pode acelerar as transações, melhorar a segurança e ajudar a reduzir os custos operacionais.
Em setembro, a Lloyd’s Register, uma sociedade britânica de classificação marítima de tecnologia e negócios, criou um modelo de um registro de navios de classe com blockchain. Ao aplicar o novo “registro de classe”, a empresa pretende impulsionar a classificação e registro de novos navios, bem como lançar um protótipo de seu serviço de registro baseado em blockchain.