‘A nação não deve compensar os investidores por perdas em criptomoedas’, diz o CEO da Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido

O principal órgão financeiro do Reino Unido quer impedir que os investidores tenham acesso a compensação do governo em caso de fraudes de cripto ou perda financeira.

Na quarta-feira (8), Nikhil Rathi, CEO da Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido, ou FCA, emitiu a seguinte declaração ao Comitê do Tesouro quando questionado sobre os riscos do setor de criptomoeda muito desregulamentado no país:

Quando falamos sobre o esquema de compensação, temos que traçar alguns limites bem claros. Eu sugeriria que qualquer coisa que esteja relacionada à cripto não deve ter direito a compensações, e os consumidores devem ter isso claro ao investir.

Na passagem, Rathi se refere ao Esquema de Compensação de Serviços Financeiros da FCA, ou FSCS, que paga indenizações aos consumidores quando certas instituições financeiras autorizadas não podem atender às reclamações contra eles, como durante falências, esquemas criminais ou quebra de contrato de seguro. Em teoria, as regras propostas impediriam o governo do Reino Unido de pagar restituições a investidores de criptomoedas que foram enganados por exchanges de criptomoedas supostamente fraudulentas ou puxadas de tapete em finanças descentralizadas, já que esses tipos de investimentos não são regulamentados ou operam em áreas legais cinzentas. Mais de 717 milhões de libras foram pagas aos consumidores este ano pela FSCS em compensação por suas perdas financeiras.

Nikhil Rathi falando na audiência do Comitê do Tesouro | Fonte: parlamentlive.tv

“Existem tecnologias que sustentam as criptomoedas, que acho que reconheceríamos como tendo benefícios e valor significativos, como o combate a crimes financeiros. Uma série de inovações, no entanto, levantamos preocupações”, disse Rathi quando questionado sobre a regulamentação do país estrutura. “Não acreditamos que alguns desses criptoativos tenham valor intrínseco. Eles fizeram parte de uma série de crimes organizados e lavagem de dinheiro, e qualquer pessoa que investir neles deve estar pronto para perder todo o seu dinheiro”.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...