Exchange apoiada pela Nasdaq vai lançar negociação de ações tokenizadas regulamentadas pela UE
Exchange digital baseada na Estônia usará produtos técnicos da Nasdaq para oferecer títulos mobiliários tokenizados de grandes corporações.
A plataforma de negociação digital da Estônia DX Exchange começará a oferecer ações tokenizadas na blockchain da Ethereum na semana que vem, confirmou a companhia em um comunicado de imprensa em 3 de janeiro.
A DX, que supostamente será a primeira central a oferecer tal negociação em um ambiente totalmente regulado na União Europeia, usará o protocolo FIX (Financial Information Exchange) da Nasdaq para entregar o produto.
De acordo com o comunicado de imprensa da empresa, os usuários de criptomoeda poderão comprar tokens que serão apoiados por ações de várias empresas importantes, incluindo Google, Facebook e Amazon.
As ações serão compradas em nome dos usuários pela MPS MarketPlace Securities Ltd., com a qual a DX possui um contrato de parceria exclusiva.
“As ações digitais combinam o melhor dos dois mundos: tecnologia blockchain e investimentos tradicionais em ações”, explicou a empresa no comunicado à imprensa, continuando:
“As ações digitais são indexadas na raão de 1 por 1 com ações do mundo real negociadas em bolsas de valores convencionais. Você compra tokens para os principais ativos nos quais escolhe investir, como Google, Amazon etc. Por isso, quando você é tem os tokens, você possui ações da empresa.”
A DX apareceu pela primeira vez como um conceito em maio do ano passado, com o mais recente movimento tornando-a um ambiente de negociação regulado para criptomoeda, moeda fidciária e ações digitais.
A Nasdaq já se dedicou a um futuro envolvendo tecnologia de criptomoeda e blockchain, com rumores de lançamento de seus próprios contratos futuros de Bitcoin no primeiro semestre de 2019.
Em dezembro, o braço de risco da empresa foi um dos três maiores patrocinadores de uma rodada de financiamento de US $ 27,5 milhões na exchange cripto ErisX.