NASCAR lança NFT em mercado próprio
A NASCAR lançou seu próprio mercado de tokens não fungíveis (NFT), com milhares de obras comemorativas gratuitas para os fãs da liga.
A indústria automotiva está se envolvendo cada vez mais com o mercado cripto. A NASCAR, uma das principais ligas de corrida e operação automotiva do mundo, é o exemplo mais recente. A empresa é conhecida por seu amplo uso de artigos colecionáveis para os seus fãs.
Por isso, a próxima etapa da NASCAR é a exploração de ativos colecionáveis no metaverso.
Recentemente, a Speedway Motorsports, a empresa que possui oito pistas da NASCAR, fez uma parceria com a GigLabs para a criação de um novo mercado NFT. O RaceDayNFT.com será o primeiro mercado de tokens não fungíveis centrado na NASCAR. Ele será lançado na próxima segunda-feira (13), às 13h, uma semana antes da corrida de playoff da Cup Series na Bristol Motor Speedway.
O diretor de estratégia da Speedway Motorsports, Mike Burch, comentou sobre a novidade. “Colecionar sempre foi uma grande parte do fandom da NASCAR, sejam dados moldados ou pessoas que colecionaram nossos programas de eventos – todos os tipos de coisas”, disse ele. “Então [estávamos] pensando:‘ Como podemos trazer isso para o nosso lado do mundo, nosso negócio?’”.
Dependendo da reação dos fãs, Burch chama as oportunidades futuras de “ilimitadas”. Isso pode incluir NFTs com outras entidades NASCAR, como a IndyCar Series ou NHRA.
Quando o novo mercado RaceDayNFT abrir, 10.000 bilhetes comemorativos em NFT para a corrida de Bristol seguinte estarão disponíveis gratuitamente. Destes, 500 incluirão bilhetes de ouro. Os NFTs ainda apresentarão áudios ou efeitos sonoros, de acordo com Burch.
Existem quatro corridas e, portanto, quatro componentes para os colecionáveis digitais, com o bilhete comemorativo como um só. Todos os participantes do evento podem escanear um código QR, o que abre mais possibilidades de NFT.
Ativos cripto e carros
A NASCAR já experimentou infusões do mercado cripto anteriormente. No início deste ano, o piloto Landon Cassill foi o primeiro a ser pago inteiramente com criptomoedas. A empresa ainda introduziu ingressos digitais e programas de corrida que obtiveram respostas positivas dos fãs.
O próprio Cassill comentou sobre o impacto dos tokens não fungíveis na indústria. “Se as entidades da NASCAR puderem criar uma maneira que seja compreensível e não intimidante e faça sentido e dê a esses fãs a propriedade sobre as coisas que eles amam – os pilotos, as equipes e as pistas que eles amam – acho que definitivamente poderia ter sucesso, contanto pois fortalece a comunidade e capacita os fãs de corrida ”.
Esses NFTs desempenham um grande papel em conectar os fãs com a corrida e os pilotos como nunca antes. Os NFTs mais raros disponíveis nesta série são dois da Winner’s Edition como moedas digitais. Um vai para o vencedor da corrida, e o outro para o usuário que deu o lance mais alto para adquiri-lo.
De acordo com O CEO e cofundador da GigLabs, Douglas Dimola, “[A moeda] tem a pista de um lado e o vencedor e a data do outro. Portanto, a pessoa que ganhar o leilão terá essencialmente um NFT que compartilhará com o piloto vencedor”.
No último verão, outro gigante da indústria automotiva, a BMW, lançou sua própria série em NFT. Ele se concentra em colecionáveis digitais de modelos icônicos de seus carros. Agora, com a nova iniciativa da NASCAR, o mundo cripto continua avançando neste mercado.
O artigo NASCAR lança NFT em mercado próprio foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.