Não vale a pena comprar Bitcoin em exchanges. Compre no OTC
O mercado de criptomoedas no Brasil começou timidamente com negociações peer-to-peer (p2p), compras e vendas que ocorrem diretamente entre duas pessoas.
Com a necessidade de maior segurança para quem queria negociar, surgiram grandes corretoras de Bitcoin, que passaram a concentrar maior parte do volume de negociações do mercado.
As corretoras fazem a intermediação entre negociantes e cobram taxas para oferecer essa intermediação, além de cobrar pela taxa de saque.
Mas o mercado de criptomoedas está em evolução, se esse modelo de corretoras atende muito bem o público de varejo, ele acaba apresentando uma necessidade de estruturação para suportar grandes negociações e investidores profissionais.
O mercado OTC surgiu dessa necessidade, com empresas e profissionais unindo a comodidade e segurança oferecida pelas corretoras, com a agilidade e preço que as negociações diretas podem oferecer.
Diante disso, começam a surgir dúvidas em relação à vantagem de se negociar grandes volumes através do livro de ofertas das corretoras. Esse texto pretende comparar as vantagens de se fazer grandes e até médias negociações em corretoras e no OTC.
Comprar Bitcoin em Exchange pode ser mais caro
A vantagem das corretoras de criptomoedas é que elas oferecem segurança e comodidade em negociações. Fazendo o match entre compradores e vendedores, através de negociações anônimas.
As corretoras com livro de ofertas também exercem um papel muito importante para pessoas que escolhem fazer day trading.
Por outro lado, as taxas acabam fazendo com que essa comodidade acabe saindo mais cara para quem apenas deseja comprar e vender, o que reflete em cotações mais elevadas sobre cada Bitcoin negociado dentro da plataforma.
Cada negociador acaba repassando as taxas para o preço, criando um ágio, que algumas vezes pode ser significativo. Além de pagar mais caro por conta desse ágio, o cliente acaba pagando mais pelas taxas das corretoras, que vão além das taxas de execução de ordem, incluindo também taxas de saque.
Falta liquidez e agilidade
Além disso, nem todas as corretoras possuem liquidez suficiente para médias e grandes operações naquele momento, o que acaba tornando o preço muito maior do que o de mercado e, em algumas situações, a transação acaba demorando mais do que o necessário por essa falta de liquidez.
Com isso, comprar Bitcoin em exchange se torna mais caro e até mais demorado. Visto que nem todas podem ter a quantidade de criptomoedas que você está solicitando ao preço de mercado, restando deixar uma ordem de negociação ao preço vantajoso aguardando execução no livro de ofertas.
A falta de agilidade pode acabar com uma oportunidade no momento, tornando uma operação pouco vantajosa.
A maioria das corretoras trabalha com um sistema de Compliance e KYC nos cadastros, isso é feito para diminuir o risco de todos os envolvidos.
Na maioria delas, é necessário passar por esse processo, que pode levar algumas horas ou até alguns dias. As mesas OTC também fazem essa verificação, mas como é um tipo de negociação mais direta, todo esse proceso de cadastro se torna mais ágil, levando apenas alguns minutos.
Quais são as vantagens do OTC?
O mercado OTC permite negociações diretas entre duas partes, logo, não existem as taxas praticadas nas corretoras, pois são incluídas diretamente na cotação final, trazendo transparência e facilidade aos clientes.
Isso permite preços mais atrativos para médias e grandes transações. Essa opção se torna atrativa para empresas, ou pessoas que querem trabalhar com a venda direta de Bitcoin e até mesmo para quem deseja apenas comprar e vender suas criptomoedas por um preço melhor.
Esse preço pode ser negociado e previamente fixado entre as duas partes, quando chegam a um preço vantajoso para ambos. A imagem abaixo mostra exatamente isso, a Nox OTC oferece um dos melhores preços de Bitcoin e, logo abaixo, as corretoras. O Biscoint é um site que mostra os preços das corretoras com as taxas já inclusas.
O OTC (mercado balcão), também oferece a mesma segurança e uma comodidade até melhor do que nas corretoras, porque são empresas e pessoas especializadas que trabalham baseadas na reputação construída no mercado.
Além disso, são capacitadas de auxiliar o investidor no manuseio dos criptoativos negociados, com uma consultoria exclusiva e personalizada.
Em síntese, o OTC é capaz de atender a médios e grandes volumes de transação com agilidade, segurança e preços atrativos. É por essa razão que esse mercado cresce cada vez mais no Brasil e ao redor do mundo.
Nox OTC
A Nox OTC, fundada por João Paulo de Oliveira (ex-sócio Foxbit e ex-XP Investimentos), oferece negociações ágeis, segurança e preços atrativos para pequenos, médios e grandes investidores que desejam comprar e vender Bitcoin.
Ela é uma das maiores mesas OTC em atividade no Brasil e possui liquidez para grandes volumes de negociação. Acesse o site e confira os preços. Para começar a negociar agora, é só se cadastrar e começar a contar com todas as vantagens que esse mercado pode oferecer.
Saiba mais em Não vale a pena comprar Bitcoin em exchanges. Compre no OTC