“Mundo está migrando para ativos digitais”, diz presidente do Banco Central do Brasil
O presidente do Banco Central do Brasil (Bacen), Roberto Campo Neto, voltou a falar do Bitcoin e das criptomoedas ao apresentar o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) na última quinta-feira (27).
Brevemente, Campos analisou a diferença entre criptomoedas e ativos digitais (token assets). “O token asset é ativo com um lastro e você emite uma forma digital dele. Inclusive o mundo está migrando muito para isso”, disse o neto de um dos economistas mais famosos do Brasil.
Sobre as criptomoedas, ele citou o Bitcoin como um exemplo das várias criptomoedas que podem ser criadas, mas apenas mencionou o custo-benefício na atividade de mineração.
“A gente acompanhou bastante o caso do Bitcoin, que as pessoas mineravam. Existia um entendimento que estava inversamente proporcional à energia gasta”.
Campos Neto também recebeu perguntas sobre a Libra, a criptomoeda do Facebook, que está programada para ser lançada no ano que vem.
Ele disse que o Bacen ainda não tem informação o suficiente para tomar decisão, mas que para ele o novo produto da rede social é um ativo digital que tem lastro relacionado, ao contrário das criptomoedas.
Banco Central do Brasil de olho
Para o presidente, os surgimento de novas tecnologias e novos mercados “nesse sentido, até ajuda os bancos centrais a se aprimorarem”.
Ele explicou:
“O que eu acho importante é que os bancos centrais têm que tomar a frente, tem que tomar a iniciativa de criar um processo mais moderno e mais digital”.
Para ele, se os bancos centrais não oferecerem uma solução muito boa, muito rápida e muito digital, outras soluções virão.
Desta forma, e à medida que o comércio internacional aumente — que as pessoas têm a opção de comercializar e de fazer negócios em diferentes parte do mundo — os bancos centrais podem ficar para trás.
Segundo o Bacen, o relatório apresenta as diretrizes das políticas adotadas pelo Comitê de Política Monetária (Copom) para cumprir o seu trabalho acerca da evolução do cenário econômico e previsões para a inflação.
Antes mesmo de presidir o Banco Central, Campos já havia mencionado sobre seus conhecimentos em criptoeconomia. Depois que assumiu, manteve suas perspectivas sobre inovações para o mercado financeiro, citando a blockchain como um meio barato, rápido e seguro de controlar operações.
Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br
O post “Mundo está migrando para ativos digitais”, diz presidente do Banco Central do Brasil apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.