Mudanças na estratégia do Fed empurram o dólar para cima, bitcoin e ouro para baixo
O Federal Reserve (Fed) divulgou as atas da mais recente reunião do Federal Open Market Committee (FOMC). As atas detalhavam uma série de mudanças de estratégia que pesaram muito sobre ações, ouro e Bitcoin.
A reunião, realizada em 28 e 29 de julho, foi marcada por uma série de importantes perspectivas da economia . Isso incluiu mudanças nas taxas de juros, preocupações sobre a falta de inflação e questões relacionadas ao controle das curvas de juros.
Taxas de juros permanecem inalteradas
A orientação atual do Fed em relação às taxas de juros permanece relativamente inalterada. Atualmente definida em 0%, a taxa de referência provavelmente permanecerá inalterada enquanto a crise do COVID-19 continuar.
Com relação às perspectivas para a política monetária após esta reunião, vários participantes observaram que, em algum momento, seria apropriado fornecer maior clareza quanto à provável trajetória do intervalo da meta para a taxa de fundos federais.
A nebulosa declaração pesou sobre as ações, deixando os investidores inseguros sobre a realidade da aparente recuperação. Com o Fed permanecendo abertamente cauteloso, o futuro da economia permanece obscuro, na melhor das hipóteses.
Taxas de inflação quebradas
Curiosamente, apesar da liquidez maciça inundar o mercado, a inflação permaneceu relativamente baixa em menos de 1%. Isso deixou o Fed confuso, visto que o influxo substancial de capital deveria ter reforçado a inflação.
O Fed tradicionalmente tem como meta a inflação de 2%, usando taxas de referência e liquidez como forças opostas para permanecer nessa faixa. No entanto, taxas baixas e liquidez parecem ter tido pouco efeito sobre os atuais níveis de inflação.
Este cenário de baixa inflação tirou os investidores de portos seguros como ouro e Bitcoin, enviando de volta ao dólar. O dólar subiu acentuadamente durante as negociações, enquanto o ouro e o Bitcoin tiveram perdas substanciais.
Esse cenário levou a uma mudança de política que permite ainda mais liberdade para a inflação correr solta. O Fed espera que a nova política force a inflação para mais perto da meta de 2%.
Abaixe a curva
Finalmente, o Fed considerou controlar a curva de rendimento para Treasuries limitando os rendimentos. Isso aparentemente levaria os investidores ao ativo avesso ao risco.
Essa possível mudança de política elevou os rendimentos dos títulos do Tesouro, ao mesmo tempo que teve o efeito inverso sobre o ouro e o Bitcoin. Como os títulos do Tesouro oferecem juros, os investidores muitas vezes os procuram em épocas de alto rendimento combinado com baixa inflação.
No entanto, o comitê decidiu contra tal atividade. O raciocínio incluiu que, atualmente, as taxas de referência baixas têm um efeito semelhante sobre os rendimentos. Limitar o rendimento para controlar a curva provavelmente traria benefícios adicionais.
O artigo Mudanças na estratégia do Fed empurram o dólar para cima, bitcoin e ouro para baixo foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.