Motivos para não vender Bitcoin em corretoras
As corretoras de Bitcoin possuem um grande papel para quem quer começar a comprar e vender Bitcoin. Elas conectam vendedores e compradores e fazem esse match de ofertas, em um ambiente seguro. Para isso, elas precisam cobrar taxas para pagar seus serviços e infraestrutura. Essas taxas são repassadas, obviamente para os clientes.
Por essa razão, os compradores e vendedores acabam repassando as taxas, que reflete no preço dentro dessas corretoras. Ou seja, os clientes já saem em desvantagem na hora de comprar e acabam vendendo seus Bitcoins a um preço não tão atrativo.
Vender em corretora é vender barato
Esse sistema funciona muito bem para pequenos investidores. Mas a equação muda quando falamos de pessoas que querem negociar a partir de 1 Bitcoin.
Quem negocia um volume médio/grande de Bitcoin, encara um problema encontrado na maioria das corretoras, que é um livro sem liquidez. Acontece o famoso slippage na hora da venda.
Mas o que é isso? Na hora de vender, o preço no topo do livro de ofertas é o melhor de todos. No entanto, nem sempre aquele preço terá o volume que você está procurando vender. Então você vai acabar executando as ordens a um preço menor do que aquele que você pretendia vender.
Ou seja, um livro de ofertas sem profundidade acaba fazendo com que você pague mais taxas e venda seu Bitcoin por um preço mais barato que o de mercado.
Além disso, existe outro problema: a taxa de saque. Algumas corretoras chegam a cobrar 1,99% do valor solicitado em taxas de saque.
Só para você ter uma ideia, se quisesse vender 1 Bitcoin e sacá-lo para sua conta bancária, você pagaria hoje (cotação de momento: R$ 32.500) R$ 646 de taxa de saque para a corretora.
Esse é o preço que as corretoras cobram para realizar esse serviço de intermediação. Vale lembrar que não foi considerada a taxa de compra e venda, apenas a taxa de saque.
Existe uma maneira de se livrar dessas taxas: procurar uma corretora que ofereça uma taxa de saque menor. Ainda assim você vai pagar uma taxa, ou vender direto no OTC (mercado balcão).
Uma simples comparação entre corretora e OTC
As corretoras se popularizaram porque vendem segurança e confiança para os negociantes. O mercado p2p, que é de negociação direta com pessoas, está mais suscetível a fraudes e golpes.
Mas isso foi resolvido quando as mesas de OTC passaram a surgir. Essas mesas de operações são empresas profissionais que trabalham com negociação direta de criptomoedas.
Elas oferecem a mesma comodidade e segurança que as corretoras. Além disso, preço mais atrativo para compra ou venda de Bitcoin. Não existem taxas de trade e, principalmente, taxas de saque. Segue abaixo uma tabela das principais corretoras do país, que negociam um volume relevante diariamente.
Se você quiser vender seu Bitcoin com agilidade, não pode colocar uma ordem no livro e aguardar a execução dela. Para rapidez, é recomendada uma ordem ativa, só aí já é no mínimo 0,50% de taxa.
Para sacá-lo, você vai gastar no mínimo 0,99% de taxa + o valor do TED que é cobrado pela corretora. Em média, gasta-se pelo menos 1,50% só com taxas.
Isso é refletido no preço. De acordo com o Biscoint, a NOX, que é uma OTC, possui os melhores preços para venda de Bitcoin, seguida das corretoras com menores taxas. É uma relação quase perfeita: quem tem menores taxas tem um preço mais atrativo para compra e venda de bitcoin.
Abaixo, você vai ver o preço do Bitcoin nas corretoras que figuram entre aquelas que cobram as maiores taxas do mercado. Vale considerar que o Biscoint já considera os preços com as taxas embutidas, então ele reflete o verdadeiro preço de compra e venda.
A NOX OTC, uma das maiores mesas de negociação do Brasil, não possui taxas de saque ou de trade e, por isso, consegue oferecer cotações mais interessantes para quem busca comprar valores acima de 1 Bitcoin. Se você quiser vender Bitcoin com um atendimento exclusivo e preço atrativo, entre em contato conosco.
No geral, as mesas de operação conseguem oferecer um preço mais atrativo, confiança, agilidade, além de ter maior exclusividade no relacionamento com o cliente.
Se você quiser negociar a partir de 1 Bitcoin, deveria pensar duas vezes antes de fazê-lo em uma corretora de Bitcoin e começar a considerar negociar por OTC.
Saiba mais em Motivos para não vender Bitcoin em corretoras