Moody’s lança serviço que usa IA para prever perda de paridade de stablecoins

A Moody’s Analytics usará aprendizado de máquina e uma série de indicadores para compilar e analisar stablecoins de grande capitalização de mercado e identificar possíveis perdas de paridade com o dólar.

A Moody’s Analytics está lançando um novo serviço de stablecoins que usará IA para antecipar possíveis perdas de paridade com o dólar “em um horizonte temporal de 24 horas”, ao mesmo tempo em que fornece informações em tempo real sobre a liquidez e a estabilidade dos emissores de stablecoins.

O mercado de stablecoins está ficando mais estável recentemente, observou a Moody’s em seu anúncio oficial em 6 de novembro sobre o lançamento do Digital Asset Monitor (DAM) – Monitor de Ativos Digitais, em tradução livre.

Até o momento, em 2023, houve 1.914 eventos de perda de paridade de stablecoins – dos quais, 609 envolveram stablecoins de grande capitalização de mercado. Em todo o ano de 2022 foram 2.847, 707 das quais envolveram stablecoins de grande capitalização. Embora possa ser observada alguma correlação com o aumento das taxas de juros, várias causas específicas também foram detectadas, disse a Moody’s.

Organograma do Monitor de Ativos Digitais da Moody’s. Fonte: Moody’s

O DAM da Moody’s rastreará 25 stablecoins lastreadas por moedas fiduciárias que representam mais de 92% da capitalização total do mercado de stablecoins, incluindo o Tether (USDT), USD Coin (USDC) e o PayPal Coin (PYUSD). Mais stablecoins serão incorporadas ao serviço com o tempo, de acordo com o site da Moody’s:

“O Monitor de Ativos Digitais (DAM) é um modelo de aprendizado de máquina que combina dados on e off-chain, demonstrações financeiras e indicadores econômicos.”

Além de identificar riscos de depreciação, o serviço mostrará “a dinâmica de mercado e a liquidez da stablecoin, a estabilidade do emissor da stablecoin, os custodiantes que mantêm os ativos da stablecoin e a qualidade dessas reservas”. Além disso, ele fornecerá “um índice de transparência que destacará a qualidade das divulgações feitas pelas entidades por trás das stablecoins apoiadas por moedas fiduciárias.”

“A ferramenta foi construída em um ano usando estruturas de desenvolvimento ágil para atender às necessidades dos clientes”, disse no anúncio o diretor sênior de inovação de produtos da Moody’s Analytics, Yiannis Giokas.

Em 2023, a Moody’s Analytics relatou 609 instâncias de perda de paridade entre as grandes stablecoins lastreadas em moedas fiduciárias abaixo das 707 registradas em 2022
A descorrelação indica flutuações de mais de 3% em um dia em relação ao valor das moedas fiduciárias nas quais são lastreadas, destacando a natureza volátil do setor

Fonte

— PakoCryptoBox (@PakoCryptoBox)

Relatos de que a empresa estava desenvolvendo o novo serviço surgiram no início do ano. A Moody’s Analytics é uma empresa separada da Moody’s Ratings; ela oferece serviços relativos ao mercado de criptoativos regularmente.

LEIA MAIS

Você pode gostar...