Administradores de dinheiro estão pagando uma grana preta para interpretar os seus ‘tuítes’ sobre Bitcoin
Algoritmos que podem decodificar o sentimento do mercado nas redes sociais estão causando um frissom no cenário institucional de cripto,
Algoritmos que podem decodificar o sentimento do mercado estão causando um frissom no cenário institucional de cripto, segundo uma reportagem de 17 de julho da Reuters.
Uma corrida armamentista por algoritmos
Com o retumbante retorno da volatilidade do Bitcoin (BTC) em meio a um mercado de cripto cada vez mais quente, os fundos de cobertura e gestores de ativos estão recorrendo cada vez mais a desenvolvedores de software para ajudá-los a interpretar e aproveitar os sinais de sentimento em seu favor.
Bin Ren – CEO da Elwood Asset Management, de propriedade de Alan Howard, disse à Reuters que o crescente interesse em desenvolver algoritmos capazes de recolher e identificar pistas de preços a partir do tumultuado cenário das redes sociais se tornou semelhante a “uma corrida armamentista para gestores financeiros”.
Enquanto I.A. e outras análises de sentimento conduzida por softwares são há muito tempo uma ferramenta aceita nos mercados financeiros tradicionais, a Reuters argumenta que o fato de a cripto ser nativa da Internet torna a classe de ativos potencialmente um ajuste ideal para essas ferramentas de análise algorítmica.
Além disso, o setor de cripto não é servido por fontes centralizadas de informações – como os bancos centrais – que podem tradicionalmente fornecer indicadores econômicos e demonstrações financeiras para os investidores os interpretarem.
O preço dos algoritmos de análise de sentimento, como são chamados, é inegavelmente alto. Segundo Andrea Leccese, presidente da empresa de investimentos Bluesky Capital, sediada em Nova York, até mesmo um robô que pode analisar apenas o Twitter em língua inglesa pode custar entre US$ 500 mil e US $ 1 milhão, principalmente em taxas para desenvolvedores.
“Semelhante à modelagem da disseminação de um vírus”
Essa fragmentação e vibração da paisagem de rede social – indo além do Twitter para o Reddit, o Telegram, que é desenvolvido por russos, o Kakao da Coreia, o WeChat da China e muitos outros – apresenta complexidade significativa para os Sherlocks da análise de sentimentos.
De acordo com os dados da BitInfoCharts, os “tuítes” centrados em Bitcoin chegam a 22.784 por dia a partir do momento desta publicação e os assinantes do principal do fórum do Bitcoin no Reddit estão em quase 1,1 milhão.
Não é impossível encontrar um método nessa loucura de proliferação, disse Ren à Reuters, uma vez que a “informação não se propaga aleatoriamente, mas através de uma estrutura […] muito bem definida como uma árvore”. “É muito semelhante a modelar a disseminação de um vírus”.
Como o Cointelegraph relatou, uma pesquisa do primeiro trimestre de 2019 da PwC, membro do Big Four da auditoria, descobriu que os fundos quantitativos – que se valem da análise de sentimentos e de outras ferramentas – conseguiram garantir retornos gerais mais altos que seus rivais.
Em junho deste ano, a Coin Metrics, empresa de análise de cripto apoiada pela Fidelity, fez uma parceria com a Social Market Analytics para desenvolver um feed de sentimentos em tempo real em relação à cripto com base nos dados do Twitter.