Riccardo ‘Fluffypony’ Spagni da Monero: Arbitragem regulatória sobre as criptos vai se intensificar
Riccardo “Fluffypony” Spagni disse que espera que a arbitragem regulatória se torne um fenômeno cada vez mais prevalente no espaço cripto.
O principal desenvolvedor do Monero (XMR), Riccardo “Fluffypony” Spagni, disse que espera que a arbitragem regulatória se torne um fenômeno cada vez mais prevalente e impactante no espaço cripto nos próximos anos.
Spagni deu essas declarações durante um painel no evento anual “Innovate Finance”, organizado pelo provedor de liquidez de ativos digitais E8 Partners em Davos, Suíça, em 25 de janeiro.
Spagni começou rejeitando a noção de que “a própria existência da cripto vai fazer com que os governos […] as derrube [como um] sonho absurdo […] e louco” – ressaltando que as finanças descentralizadas não vão imediatamente tirar as forças armadas e o poder político das mãos das potências mundiais.
O que ele propôs, em vez disso, foi uma mudança mais sutil na distribuição geográfica de talentos e inovações que será desencadeada pelo cenário irregular da regulação global da cripto. Spagni sugeriu que as empresas de cripto recorrerão cada vez mais à arbitragem regulatória para adotar jurisdições que se tornaram “abertas a projetos descentralizados, por meio de regulamentações [e] isenções fiscais”:
“Isso não necessariamente levará os governos a serem derrubados, mas vai levar a uma fuga de cérebros […] interessante que algumas das pessoas mais inteligentes do planeta estão trabalhando [em cripto] e quando eles começam a se agrupar em lugares que são mais amigável do ponto de vista regulatório, isso vai criar algo muito, muito interessante ”.
Spagni apontou para locais amigáveis à cripto como Malta – conhecida como a “ilha blockchain” devido ao seu clima robusto e transparente quanto às criptos – e propôs que indivíduos e famílias se desloquem cada vez mais para países onde possam desenvolver seus projetos inovadores com oneração mínima .
A previsão de Spagni lembra a resposta do investidor de tecnologia Tim Draper à dura agenda anticripto adotada pelo banco central da Índia. Em abril passado, na esteira da proibição do Reserve Bank of India aos bancos domésticos que lidam com negócios relacionados à cripto, Draper alertou para uma possível fuga de cérebros, caracterizando a medida como um grande erro para o país.
Os fatos que temos até agora sugeriram que a arbitragem está de fato em andamento globalmente; Vários líderes da indústria de cripto realocaram suas operações para Malta no ano passado, incluindo as exchanges cripto Binance, OKex e BitBay.