Moeda digital da China irá acontecer, cedo ou tarde
O governo chinês vem trabalhando rapidamente para digitalizar sua moeda. As apostas, no entanto, estão aumentando.
Depois de adoção da tecnologia blockchain como parte de seu programa nacional no ano passado, ficou claro que algum dia o ‘yuan digital’ da China (DCEP) seria lançado. No entanto, com o coronavírus pressionando agora em eventos globais, a implantação pode ocorrer mais cedo do que o previsto.
Como um especialista da indústria disse ao Global Times recentemente , o mundo pós-coronavírus acelerou a necessidade de moedas digitais. [Global Times] Segundo a fonte,
“[Os] EUA ainda podem representar ameaças generalizadas às instituições chinesas e impactar a posição do yuan em acordos internacionais.”
É por isso que o trabalho no DCEP agora pode ser acelerado. A China tem medo de que os EUA possam impor sanções ou bloqueios às transações econômicas do país em dólares.
De fato, o desenvolvimento da blockchain no país acelerou. Atualmente, quatro cidades estão realizando testes piloto do DCEP, de acordo com o Banco Popular da China. Como o BeInCrypto relatou anteriormente, no mês passado, o país aprovou 224 novos projetos de blockchain de marcas como Alibaba e China Mobile. Uma cidade, Suzhou, planeja dedicar todo um distrito de desenvolvimento à tecnologia blockchain.
Se tudo acontecer como planejado, a China poderá ser a primeira moeda digital apoiada pelo Estado a ser amplamente utilizada. À luz das crescentes disputas geopolíticas, o país espera poder alavancar o DCEP como uma alternativa ao dólar.
O artigo Moeda digital da China irá acontecer, cedo ou tarde foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.