Perdeu o airdrop do ApeCoin e da Optimism? Confira 5 protocolos que podem distribuir tokens gratuitamente em breve

Efetivar algum tipo de interação com o protocolo é uma premissa básica para que investidores tornem-se elegíveis a receber moedas distribuídas via airdrops.

O lançamento do ApeCoin (APE) através de um airdrop para os detentores de NFTs das coleções Bored Ape Yacht Club (BAYC) e Mutant Ape Yacht Club (MAYC) converteu-se no principal evento do mercado de criptomoedas em 2022.

Especialmente, porque o medo e a incerteza provocados pelo cenário macroeconômico desfavorável e a tensão geopolítica decorrente da guerra na Ucrânia indicam que é improvável que haja a retomada de uma tendência de alta como as registradas nos segundos semestres de 2020 e 2021.

Mais ainda, porque a ação de preço do APE tem se movido com um dinâmica própria, descorrelacionada dos principais ativos do mercado, e já valorizou mais de 50% em seu primeiro mês de negociação.

Nesta semana, a solução de segunda camada Optimism, que realiza transações baseadas na Ethereum (ETH) de forma mais rápida e menos custosas, anunciou que o lançamento do seu token de governança vai contemplar usuários que interagiram com o protocolo antes de 23 de junho de 2021.

Outros critérios de elegibilidade incluem a participação em votações na organização autônoma (DAO) descentralizada da comunidade na Ethereum, e a contribuição com doações na Gitcoin.

Os critérios de elegibilidade completos do airdrop do OP podem ser conferidos no comunicado oficial do lançamento do token. Em um primeiro momento, a Optimism vai distribuir 5% do suprimento total do OP, mas a previsão é que outros 9% sejam distribuídos futuramente.

Ou seja, quem não foi contemplado nesta distribuição inicial ainda terá chances de receber o token gratuitamente mais adiante. O único problema é que os desenvolvedores não divulgaram quais serão os critérios de elegibilidade de possíveis futuros airdrops.

No entanto, efetivar algum tipo de interação com o protocolo é uma premissa básica para os interessados em participar de eventos desta natureza.

Caso você tenha perdido essas oportunidades, não se preocupe. Outras serão reveladas em breve. A seguir, o Cointelegraph Brasil apresenta cinco protocolos que poderão anunciar airdrops ao longo deste ano.

Arbitrum

Assim como a Optimism, o Arbitrum é uma solução de segunda camada voltada para minimizar os problemas de escalabilidade da rede Ethereum.

A estratégia para tornar-se elegível ao eventual airdrop da Arbitrum inclui a transferência de fundos da rede Ethereum para o protocolo de segunda camada e interaja com algum dos dapps disponíveis na rede, como o Balancer (BAL), por exemplo.

Lens Protocol

Idealizada pelos mesmos desenvolvedores do protocolo de empréstimos Aave, o Lens Protocol é uma plataforma que fornece o substrato para que desenvolvedores criem redes sociais cripto-nativas.

No Lens Protocol, qualquer aplicativo construído com base na plataforma expande o que os desenvolvedores chamam de “gráfico social” e beneficia toda a cadeia de aplicações e de usuários que já utilizam o ecossistema, permitindo que eles se conectem aos novos serviços.

Por enquanto, o Lens Protocol está disponível apenas na Mumbai, uma rede de testes da Polygon (MATIC), blockchain que foi escolhida para hospedar o protocolo por conta da velocidade de transação, taxas baixas e compatibilidade com o Ethereum. O protocolo não possui token nativo, mas é muito provável que venha a ganhar um no futuro.

Para postular o recebimento de um eventual airdrop do Lens Protocol, basta assinar uma carta aberta em defesa da soberania do indivíduo sobre sua identidade digital e em seguida compartilhar a prova da assinatura no Twitter.

Gem

O Gem é um agregador de marketplaces de NFTs que permite que os usuários transacionem tokens não fungíveis de diferentes coleções e procedências em uma única transação, economizando nas taxas de gás.

No início desta semana, o marketplace mais popular do mercado, o OpenSea, anunciou a aquisição do Gem para melhorar a experiência de seus traders mais experientes.

Inicialmente, o Gem continuará operando independentemente do OpenSea como um produto diferente, mas o o marketplace pretende integrar os recursos do Gem à sua plataforma. Como por exemplo as populares ferramentas de rastreamento de preço-base por coleção e os rankings baseados na raridade de NFTs.

Usuários que acreditarem no possível airdrop do Gem devem transacionar pelo menos um NFT através da plataforma do agregador.

Mirror

O Mirror é uma plataforma descentralizada para para publicação de textos que cada vez mais vem agregando novos recursos para criadores de conteúdo e desenvolvedores de produtos voltados para a Web3. Por exemplo, o Mirror oferece ferramentas para criação e gestão de DAOs e o desenvolvimento de projetos de financiamento coletivo voltados à arte e cultura.

O Mirror já lançou seu token nativo, o WRITE, mas sua distribuição e circulação até agora foram bastante limitadas. Assim, é possível que uma distribuição mais ampla com foco na comunidade de criadores que utilizam a plataforma venha acontecer em um futuro não muito distante.

A principal estratégia para se credenciar ao possível airdrop do WRITE é participar ativamente da plataforma produzindo conteúdo. Escrever textos é a opção mais óbvia, uma vez que inicialmente o Mirror foi criado como um espaço para escritores.

No início, era necessário pagar uma taxa pela utilização da plataforma e havia votações abertas para permitir que os usuários decidissem o que merecia ser publicado. Mas agora o Mirror está aberto para todos, de forma gratuita.

Element Finance

O Element Finance é um protocolo DeFi (finanças descentralizadas) de poupança que oferece retornos a juros fixos ou variáveis, dependendo da preferência do usuário. São os juros fixos, no entanto, o grande diferencial do Element. 

As taxas fixas oferecidas pelo Element são possíveis ao permitir que os usuários tenham opção de compra e venda a juros variáveis. Esse mecanismo permite que os usuários saibam de antemão qual o rendimento a ser obtido através do investimento inicial.

Se um usuário estiver otimista sobre a perspectiva de juros variáveis para um período de tempo específico, ele pode optar por montar uma posição de prazo fixo, bem como executar mecanismos de alavancagem para obter um desconto maior no mercado de juros fixos, exercendo pressão vendedora no mercado.

Isso permite que os usuários comprem ativos de juros fixos com desconto, sem o risco de depreciação de juros variáveis, pois os descontos são criados sobre o principal.

O modelo de governança implementado pelos desenvolvedores do Element sugere que um token de governança será extremamente últil para a saúde do projeto.

Os dois principais produtos oferecidos pelo dapp do Element Finance são o earn – baseado em juros variávies – e o save – baseado em juros fixos. Usuários que desejem se qualificar para um possível airdrop devem optar por uma das duas opções de investimento.

LEIA MAIS

Você pode gostar...