Ministério da Relações Exteriores fecha parceira para conectar startups brasileiras com a Ucrânia
O objetivo do programa é familiarizar empresas brasileiras com o ecossistema de startups da Ucrânia e conectá-las aos empresários locais e atores do ecossistema para facilitar sua imersão no país
O Ministério da Relações Exteriores, por meio da Embaixada do Brasil em Kiev e do Programa de Diplomacia da Inovação (PDI) do Itamaraty, anunciou uma parceria com a uGlobally e o Center 42 em um programa para conectar startups brasileiras com o ecossistema de inovação na Ucrânia.
Segundo um comunicado encaminhado ao Cointelegraph, o objetivo do programa é familiarizar empresas brasileiras com o ecossistema de startups da Ucrânia e conectá-las aos empresários locais e atores do ecossistema para facilitar sua imersão no país.
O programa, com 5 módulos virtuais, apresenta o mercado de tecnologia de informação ucraniano a startups brasileiras, auxiliando na busca de parcerias comerciais e tecnológicas na Ucrânia.
Desta forma, startups que promovem soluções em blockchain também podem participar da seleção, além daquelas que usam inteligência artificial entre outras tecnologias.
Ucrânia
De acordo com Rodrigo Olmedo, CEO da uGlobally, a Ucrânia está se tornando cada vez mais atraente para investidores e empresas internacionais e se destaca trazendo diversas vantagens para startups de sucesso.
A Ucrânia além de sua localização estratégica, conectando Europa e Ásia e próxima ao Oriente Médio, tem ótima infraestrutura digital – mais de 100 empresas da lista Fortune 500, como Google, Amazon, Samsung e Oracle, utilizam a Ucrânia como centro de P&D graças à qualidade da mão de obra local.
O setor de TI é o terceiro maior da Ucrânia e tem uma taxa de crescimento próxima dos 20% ao ano.
Além disso, nomes como Max Levchin, co-fundador do PayPal, e Jan Koum, fundador do WhatsApp, são ucranianos.
O público-alvo do projeto são startups brasileiras de base tecnológica, com soluções escaláveis e com potencial de abertura de operação na Ucrânia ou outros países da Europa.
“É um programa super completo, que oferece aos participantes, acesso aos principais players do mercado local, interação com investidores e insights práticos sobre como fazer negócios no país, além de apresentar possibilidades de incentivos e conversas com empresas de tecnologia estrangeiras que já operam na Ucrânia”, destacou Rodrigo.
As inscrições estão abertas até 27 de fevereiro pelo link
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