Minerador ataca clone do Bitcoin e deixa blocos vazios

Um único minerador está causando grandes problemas para desenvolvedores, fãs e investidores do Bitcoin Satoshi Vision (BSV), um famoso clone do Bitcoin (BTC). Segundo dados onchain, tal minerador não está incluindo nenhuma transação em seus blocos, deixando a rede completamente lenta.

O ataque se intensificou nas últimas semanadas, período onde Craig Wright esteve ocupado nos tribunais em processo contra Hodlonaut, homem que o chamou de golpista há alguns anos.

Portanto, tal minerador parece estar atacando, ou pelo menos tirando sarro do momento. Afinal, Craig Wright não apenas apoia o Bitcoin Satoshi Vision (BSV) como também já processou corretoras, afirmando que o BSV é o verdadeiro Bitcoin.

Blocos gigantes, mas vazios

Entre 2015 e 2017, desenvolvedores brigavam para alterar o tamanho dos blocos do Bitcoin. Alguns argumentavam que esta era a maneira de aumentar a capacidade da rede, mas os mesmos não chegaram a um consenso.

O conflito ficou conhecido como “a guerra do tamanho dos blocos”, gerando o Bitcoin Cash (BCH) com blocos maiores, enquanto o Bitcoin (BTC) se mantinha como estava, com blocos de 1 MB. Mais tarde, os apoiadores do BCH se dividiram em dois novamente, criando uma terceira criptomoeda, o Bitcoin Satoshi Vision, hoje com blocos de 40 GB.

Entretanto, mesmo com tanto espaço, muitos blocos não estão levando nenhuma transação. Tal ataque estaria sendo realizado por um único minerador e se intensificado nas últimas semanas enquanto Craig Wright perdia processo contra um homem que o chamou de fraude.

Treze dos últimos 18 blocos do Bitcoin Satoshi Vision (BSV) contém apenas 1 transação. Fonte: Coin Dance.
Treze dos últimos 18 blocos do Bitcoin Satoshi Vision (BSV) contém apenas 1 transação. Fonte: Coin Dance.

No passado, o BSV já havia sofrido ataques de 51%, onde transações foram revertidas. Entretanto, neste caso parece que o minerador está apenas trollando, ou seja, tirando sarro com Craig Wright e seus apoiadores. Afinal, a única consequência deste ataque é um tempo de espera gigante para a confirmação de uma transação.

Segundo o site CoinGeek, famoso apoiador do BSV e de Craig Wright, tal ação pode ser considerada um crime. Indo além, citam que outra organização está buscando punir tal minerador.

“Anúncio: Estamos tomando medidas para congelar todas as recompensas de blocos associadas a uma quebra de contrato e processaremos a entidade responsável.”

Por fim, vale notar que tal minerador não está perdendo dinheiro ao deixar as taxas de transações de lado. Afinal, estas são bem pequenas no BSV, sendo mais uma falha neste projeto. Em certo bloco, o minerador anônimo deixou uma mensagem sobre o assunto.

“Pague uma taxa adequada. Não spam de 0,05 sat/B. Dinheiro tem valor.”

Já no Twitter, críticos do BSV brincaram com a situação, notando que o ataque está sendo realizado por uma única pessoa e que tal rede não possui nenhum tipo de segurança.

Fonte: Livecoins

Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Você pode gostar...