Minas Gerais recebe doação de plataforma em blockchain para trabalhadores autônomos

A plataforma pretende ajudar na intermediação de oferta e demanda de oportunidades de serviços, contribuindo para que o trabalhador autônomo construa sua própria rede de contatos e clientes

O Governo do Estado de Minas Gerais recebeu a doação de uma plataforma blockchain destinada em auxiliar os trabalhadores autônomos na construção de uma rede de contatos e na geração de novas oportunidades de empregos e negócios.

A doação foi realizada pela empresa Bluetrix e foi destinada a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

Desta forma, por meio da doação, a empresa pretende que seu sistema em blockchain ofereça apoio à Central de Intermediação de trabalhadores Autônomos de Minas Gerais quanto a intermediação de oferta e demanda de oportunidades de serviços, contribuindo para que o trabalhador autônomo construa sua própria rede de contatos e clientes.

Além de Minas Gerais, a Bluetrix operar um sistema em blockchain voltado a empregabilidade junto com o Funtrab-MS (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) por meio da plataforma MS CONTRATA+, lançada no ano passado para auxiliar trabalhadores e minimizar os efeitos da pandemia e combater o avanço da Covid-19.

Blockchain ajudando a conseguir emprego

No caso do MS Contrata+ abre a possibilidade do empregador encontrar o funcionário ideal nas proximidades da empresa. Com duas plataformas, o aplicativo possibilita entre outras coisas o agendamento para atendimento na agência na Funtrab, link para Carteira de Trabalho Digital e entrada no Seguro-desemprego.

O diretor-presidente da Funtrab, Marcos Derzi, destacou, ao portal MidiaMax que o aplicativo possui duas versões, uma para trabalhadores e outra para empregadores.

Assim, os cidadãos que buscam emprego deverão baixar o Contrata+ Trabalhadores e realizar o cadastro, com o currículo, as experiências, qualificações e pretensões. Então, o candidato “poderá receber solicitações de entrevistas de empregos e participar de processos seletivos”, destacou.

Para os empregadores, não será preciso fazer o cadastro de vagas para ficarem no sistema. O mesmo poderá acessar o aplicativo Contrata+ Empregadores para ver o perfil dos trabalhadores disponíveis no sistema. Serão mais de 7 mil profissões já previamente cadastradas.

Além disto, o aplicativo será liberado por etapas. Na primeira fase entraram apenas as possibilidades de empregos formais. Na próxima, serão incluídas oportunidades em pequenos negócios, como borracharias e eletricistas.

Assim, também serão implementados e disponibilizados recursos para fomentar o comércio local. Com isso, lojas e estabelecimentos poderão divulgar vitrines, produtos e promoções no aplicativo.

LEIA MAIS

Você pode gostar...