Microsoft lança plataforma de identidade descentralizada na blockchain do Bitcoin
O projeto de verificação descentralizada de identificação rodando na rede do Bitcoin é a primeira iniciativa a usar a rede do Bitcoin para propósito geral
A Microsoft anunciou recentemente que sua solução ION v1 Decentralized Identity (DID) Layer 2 agora está ativa na rede principal Bitcoin. A tecnologia DID permite a identificação de entidades sem depender de um terceiro elemento verificador centralizado como o guardião das informações de identificação.
À medida que mais plataformas para uso do Bitcoin são construídas, manter a descentralização da identificação do usuário é essencial para manter a missão original do Bitcoin. A Microsoft e outros colaboradores estão tentando fazer isso e estão tendo algum sucesso.
Essencialmente, o ION usará a mesma lógica das camadas de transação do Bitcoin para validar a identidade de um usuário. De acordo com a Microsoft, todos os IDs serão vinculados ao blockchain do Bitcoin usando o protocolo InterPlanetary File System (IPFS), e os nós serão capazes de processar 10.000 pedidos de ID em uma única transação, segundo o blog do projeto.
O login em uma variedade de plataformas online, incluindo mídia social, ou mesmo a compra de ingressos online, pode ser simplificado pela verificação fornecida pelo DID de um usuário. Tudo sendo performado de forma transparente e sem centralização de dados.
Os usuários também podem usar um DID como prova digital para representar qualquer documento verificável, desde diplomas a cartões de membro.
No entanto, ao contrário dos nomes de usuário e endereços de e-mail tradicionais, os DIDs serão de propriedade e controlados pelos próprios usuários, existindo independentemente de uma organização externa ou de terceiros.
O projeto ION atraiu diversos players do ecossistema das criptomoedas, incluindo Casa, ConsenSys, Gemini, BitPay e Protocol Labs, bem comon as equipes da Cloudflare, Spruce e outros. A fundação ION também trabalhou com as equipes da Transmute e SecureKey que estão construindo suas próprias redes DID.
O projeto de Identidade descentralizada é um bom exemplo de caso de uso não monetário para blockchain públicos como Bitcoin, e está até mesmo no radar do chefe de blockchain do Fórum Econômico Mundial.
O World Wide Web Consortium (W3C), um órgão de padrões da web fundado em 1994, está atualmente avaliando os DIDs como uma recomendação candidata, o que significa que o fórum está considerando reconhecer essas estruturas de identidade como um padrão internacional.
Leia mais: