Microsoft, Goldman Sachs e outros fazem parceria em nova rede blockchain
A rede blockchain Canton para instituições financeiras está sendo lançada pela Digital Asset e um grupo de empresas, incluindo Microsoft, Goldman e Deloitte.
Uma nova rede blockchain voltada para instituições financeiras está sendo desenvolvida por um conglomerado de participantes do setor financeiro e tecnológico, incluindo nomes como Microsoft e Goldman Sachs.
Segundo o anúncio de 9 de maio, a Canton Network será uma rede blockchain interoperável com privacidade habilitada, voltada para aqueles que trabalham com ativos institucionais. Ela permitirá a sincronização de mercados financeiros que eram “anteriormente isolados”.
A rede começará a testar suas capacidades em julho, que incluem extensos controles de privacidade e a capacidade de alcançar a escala e o desempenho necessários pelas grandes instituições financeiras. Os participantes da rede atualmente incluem BNP Paribas, Cboe Global Markets, Digital Asset, Paxos, Microsoft, Goldman Sachs, Deloitte e outros.
Cathy Clay, vice-presidente executiva da Cboe Global Markets — uma das parceiras do projeto — disse que, quando aproveitada, a tecnologia blockchain pode potencialmente “destravar” novas oportunidades no mercado.
“A tokenização de ativos do mundo real pode oferecer uma oportunidade sem precedentes para criar uma nova infraestrutura de mercado e impulsionar a eficiência na negociação de produtos em todo o mundo.”
A Canton é construída em Daml, a linguagem de contrato inteligente da Digital Asset, que cria um sistema interoperável onde “ativos, dados e dinheiro” podem ser sincronizados em aplicativos vinculados.
Enquanto o inverno cripto mostra sinais de aquecimento, o interesse de investimento e da indústria continua por parte dos investidores institucionais.
Em março, a ARK Investment de Cathie Wood comprou cerca de US$ 18 milhões em ações da Coinbase, o que equivale a cerca de 269.928 ações. Um estudo do Goldman Sachs divulgado em 8 de maio revelou que 32% dos escritórios familiares atualmente têm investimentos em ativos digitais.
Em 3 de maio, a plataforma de token de valores mobiliários INX lançou uma nova carteira MPC para investidores institucionais controlarem ativos e o acesso dos funcionários a esses ativos.
VEJA MAIS: