Microsoft anuncia parceria com Governo Bolsonaro para economia digital e uso de inteligência artificial na Amazônia
Governo Bolsonaro e Microsoft anuncia parceria para acelerar integração do país na economia digital, além de evitar o desmatamento da Amazônia usando inteligência artificial
A gigante mundial em tecnologia, Microsoft anunciou uma parceria com o Governo Bolsonaro para ajudar o país e os cidadão brasileiro na integração da economia digital.
Desta forma, segundo a empresa, foi oficializado o “Mais Brasil,” um plano abrangente para contribuir para promover o crescimento do país, oportunidades de emprego e sustentabilidade.
Ainda segundo a Microsoft, como parte do plano, a empresa expandiu sua oferta de nuvem no país, estabeleceu uma aliança com o Ministério da Economia para auxiliar na busca por oportunidades de emprego para até 25 milhões de trabalhadores e oferecer treinamento digital gratuito com capacidade para treinar até 5,5 milhões de pessoas.
A Microsoft também anunciou um novo esforço para ajudar a proteger a floresta amazônica do desmatamento usando Inteligência Artificial (IA).
O anúncio foi realizado em um evento virtual que contou com a presença de Marcos Pontes, Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações; Carlos da Costa, secretário especial de produtividade, emprego e competitividade do Ministério da Economia; Jean-Philippe Courtois, vice-presidente executivo e presidente de vendas, marketing e operações globais da Microsoft, e Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil.
“O dia de hoje representa um marco importante para a Microsoft no Brasil. A iniciativa Microsoft ‘Mais Brasil’ irá apoiar os cidadãos brasileiros ao proporcionar qualificação e melhorar a descoberta de oportunidades de emprego na economia digital, o que é essencial para superar os desafios de empregabilidade que só aumentaram com a pandemia. Para contribuir para o crescimento das empresas e acelerar a inovação digital, hoje também anunciamos a expansão de nossa infraestrutura de nuvem no País”, afirmou Jean-Philippe Courtois, vice-presidente executivo e presidente de Vendas, Marketing e Operações Globais da Microsoft.
Microsoft
O Brasil está empreendedo diversas ações voltadas a economia digial.
Desta forma, liderado pelo Banco Central o país vem desenvolvendo o sistemas como o Pix e o Open Banking, além de uma possível moeda digital para o país, CBDC.
Nesta linha, segundo a Microsoft capacitar a força de trabalho de hoje e de amanhã é outro pilar fundamental da iniciativa “Mais Brasil”.
O Ministério da Economia anunciou a “Escola do Trabalhador 4.0”, uma plataforma de ensino remoto desenvolvida pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (SEPEC/ME) em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que inclui cursos da Microsoft por meio da ferramenta Microsoft Community Training.
A plataforma está disponível para brasileiros de todo o país com a capacidade de atender até 5.5 milhões de candidatos a emprego até 2023 e a Microsoft irá disponibilizar 58 instrutores para oferecer orientação personalizada para até 315 mil pessoas .
A plataforma, implementada em parceria com a ONG Softex, oferecerá mais de 20 cursos de tecnologia em diferentes níveis com base nas principais competências exigidas pelo mercado de trabalho – desde a alfabetização digital até módulos mais avançados de computação em nuvem, IA e ciência de dados.
Adicionalmente a Microsoft doou créditos de nuvem para auxiliar na melhoria do Sistema Nacional de Emprego (SINE).
A atualização da solução foi liderada pela BizApp e irá usar IA para conectar pessoas e suas habilidades a oportunidades de emprego relevantes, bem como encaminhar indivíduos para cursos de qualificação. A meta dessa solução é melhorar a empregabilidade para até 25 milhões de trabalhadores.
Usando IA para ajudar a proteger a floresta amazônica no Brasil
Por fim, a Microsoft, em colaboração com a Vale e a Imazon, também anunciou uma iniciativa para ajudar a proteger a floresta amazônica do desmatamento e das queimadas usando IA durante a próxima estação de seca em 2021.
Com recursos avançados de IA da Microsoft em uma série de indicadores de predição, como estradas ilegais abertas em regiões florestais e dados de imagens de satélite, o Imazon será capaz de prever as zonas de desmatamento mais prováveis.
Além disso com o auxílio dessa tecnologia, o Imazon poderá identificar áreas críticas para auxiliar os órgãos governamentais a proteger contra o desmatamento e conservar a floresta amazônica.
“O anúncio demonstra o compromisso da Microsoft em apoiar uma recuperação econômica inclusiva no Brasil. Com os investimentos em qualificação, a expansão de nossa infraestrutura de nuvem e o compromisso de apoiar iniciativas sustentáveis que preservem o diverso ecossistema brasileiro, pretendemos promover mais inovação e crescimento no País”, declarou Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil.
LEIA MAIS
- Ex-agente da CIA declara que cripto-patente da Microsoft é parte de uma conspiração satanista
- Microsoft alerta a proprietários de criptomoedas sobre novo malware
- Sem explicações, um dos maiores sites da deep web sai do ar; usuários creem em golpe
- Equipe da criptomoeda Dash marca conferência grátis na Venezuela
- Conselheiro de Putin anuncia a criação da Associação Russa de Blockchain
- Bitwise lança relatório de 100 páginas em defesa do mercado de criptomoedas
- Presidente do BoE continua a afirmar que o Bitcoin tem pouco ‘valor intrínseco’