Metrô do Rio de Janeiro aceita pagamentos em Bitcoin com cartão MasterCard via NFC

Metrô do Rio de Janeiro pode ser pago com Bitcoin e criptomoedas usando cartão Mastercard via NFC

Usuários do Metrô do Rio de Janeiro não precisam mais comprar bilhetes para usar o serviço público estadual e podem pagar diretamente pelo seu transporte usando Bitcoin e criptomoedas com cartões de crédito e débito, com tecnologia NFC, por meio de uma parceria com a MasterCard. Os pagamentos já estão disponíveis em todas as 41 estações do MetrôRio, nas três linhas, bastando aproximar o cartão contactless do validador.

Pagar com criptomoedas para acessar o transporte público no Rio de Janeiro já era possível desde o ano passado quando o serviço público implementou uma integração com cartões da bandeira Visa e, segundo a empresa responsável pela gestão do Metrô da cidade a parceria agora com a MasterCard visa democratizar ainda mais os meios de pagamentos possíveis para o transporte público.

No Brasil fintechs como a Alterbank e Atar trabalham com integração junto a operadoras de cartão de crédito permitindo uma integração entre o universo dos criptoativos e o mundo financeiro tradicional. No caso da Alterbank a operação é feita com a Visa e no da Atar com a Mastercard. Também há a fintech Uzzo que opera com a bandeira Elo.

Na cidade de São Paulo também é possível usar Bitcoin para pagamento no transporte público desde o ano passado quando a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Transportes e pela São Paulo Transportes, assinou uma parceria com a Visa permitindo o pagamento, com cartão de débito, crédito e pré-pago, em cerca de 200 ônibus de 12 linhas da cidade de São Paulo.

Já em Fortaleza, os usuários do sistema de transporte complementar da cidade, receberam a promessa, em 2019 de que seria possível pagar suas passagens com Bitcoin e até programas de milhagem, segundo informou a Cooperativa dos Transportes Autônomos de Passageiros do Estado do Ceará (Cootraps), contudo, até o momento o sistema não foi implementado.

Como noticiou o Cointelegraph, Cuy Sheffield, chefe de criptomoedas da gigante de pagamentos Visa, fez uma série de “tweets” em que afirma que “o Bitcoin tem um futuro brilhante pela frente” e que “os Satoshis podem se tornar a unidade de medida para micropagamentos na internet”. 

Confira mais notícias

Você pode gostar...