Meta volta atrás e quer vender stablecoin Diem
A Meta está procurando vender seu projeto de stablecoin Diem. A companhia americana quer usar os recursos para devolver capital aos investidores e reassentar os engenheiros que trabalharam no projeto.
O projeto de stablecoin Diem da Meta parece estar sendo afetado, pois a Bloomberg relata que a empresa está tentando vender seus ativos. Fontes próximas à agência disseram que os planos de stablecoin fracassaram, em parte por causa das preocupações que os reguladores demonstraram sobre o projeto.
Diem se dobra à pressão regulatória
A venda de ativos serviria para devolver capital aos membros investidores, diz o relatório. A Diem está conversando com banqueiros de investimento sobre como vender a propriedade intelectual e encontrar posições para os engenheiros do projeto.
A stablecoin teve uma história controversa, passando por um escrutínio minucioso dos reguladores além da execução de um rebranding do nome original de Libra. O mais recente desses exames resultou em senadores democratas nos EUA pedindo à empresa para descontinuar o projeto e a carteira Novi .
- Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
A carteira Novi permitiu que os usuários do WhatsApp enviassem pagamentos para outras pessoas. Isso imediatamente atraiu a atenção das autoridades americanas. Os vigilantes financeiros recomendaram então que os reguladores investigassem a carteira Novi.
O token Diem causou ondas de choque quando foi anunciado pela primeira vez, e tanto a comunidade de criptomoedas quanto os legisladores de todo o mundo expressaram críticas. O último grupo acreditava que uma cesta de stablecoins daria à empresa muita influência e afetaria o envio de moedas nacionais.
Stablecoins são prioridade para os reguladores
Agora, os reguladores estão com o foco voltado para as stablecoins e nos próximos 12 meses devem ver a regulamentação de uma forma ou de outra.
Os relatórios sugerem que o governo Biden introduzirá regulamentação para o espaço cripto por meio de ordem executiva; isso pode incluir declarações sobre stablecoins.
As stablecoins são vistas como uma ameaça às moedas nacionais, e os reguladores pelo menos querem que elas sejam registradas sob as leis bancárias se forem funcionar como moedas típicas. Organizações internacionais como o G20 pensam da mesma forma.
Os reguladores dos EUA e da UE discutiram stablecoins e CBDCs no ano passado, e houve muito progresso em relação a este último. O Federal Reserve dos EUA publicou um artigo na semana passada sobre um potencial CBDC, pedindo mais diálogo.
O artigo Meta volta atrás e quer vender stablecoin Diem foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.