Ações da Meta caem mais de 20% e têm desempenho inferior ao dos principais tokens do metaverso

Empresa divulgou que pela primeira vez em sua história o número de usuários ativos do Facebook está em queda, provocando um recuo acima de 20% das ações da companhia no pré-mercado da bolsa de Nova York nesta quinta-feira.

As ações da Meta caíram mais de 20% no pré-mercado da bolsa de Nova York nesta quinta-feira depois que a empresa divulgou que pela primeira vez em sua história o número de usuários ativos do Facebook está em declínio. A queda no preço das ações da Meta subtraiu cerca de R$ 1 bilhão do valor de mercado da empresa.

O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, atribuiu a queda do número de usuários ativos do último trimeste de 2021 em relação ao trimestre anterior ao desinteresse do público mais jovem pelas plataformas da empresa, colocando em dúvida a viabilidade dos planos futuros da gigante das mídias sociais em relação ao metaverso.

A queda do número de usuários ativos foi acompanhada pela desaceleração do crescimento das receitas da Meta diante dos avanços de concorrentes como o TikTok e o Youtube sobre o mercado publicitário.

Zuckerberg ainda culpou uma mudança nos parâmetros de privacidade do sistema operacional da Apple, o iOS, que tornou mais difícil para as marcas segmentar e medir a eficácia de suas ações publicitárias no Facebook e no Instagram. De acordo com o diretor financeiro da Meta, Dave Wehner, a alteração pode ter um impacto “da ordem de US$ 10 bilhões” sobre o faturamento da empresa em 2022, informou reportagem da BBC Brasil.

Desempenho dos tokens do metaverso

A queda das ações da Meta teve um impacto generalizado sobre as ações do setor de tecnologia e o mercado de criptomoedas não ficou imune. Após ensaiarem uma recuperação a partir da última semana de janeiro, Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) fecharam a quarta-feira amargando perdas de 4,6% e 3,8%, respectivamente.

Os principais tokens do metaverso também foram afetados pelas notícias negativas da Meta. No entanto, em uma comparação direta com as ações da companhia de Mark Zuckerberg, as ações de preço de Decentraland (MANA), The Sandbox (SAND), Enjin Coin (ENJ) e Axie Infinity Shards (AXS) apresentam desempenho superior nos últimos sete dias.

O contraste mais evidente fica por conta de Decentraland. O MANA registra valorização intradiária de 2,5% e de 25% nos últimos sete dias, de acordo com dados do CoinMarketCap.

O SAND, token nativo do metaverso The Sandbox, corrigiu 3% nas últimas 24 horas, mas acumula ganhos de 19% nos últimos sete dias. O ENJ, token de utilidade da Enjin, caiu 2,1% nas últimas 24 horas, mas registra variação semanal positiva de 9%.

O AXS é o único que acumula perdas tanto nas últimas 24 horas quanto nos últimos sete dias: 4,3% e 6,5%, respectivamente. Ainda assim, um desempenho melhor do que o das ações da Meta, que no momento em que este texto está sendo publicado operam em queda intradiária de 8,1% e de 18% nos últimos cinco dias.

 Desempenho semanal dos principais tokens do metaverso. Fonte: Trading View

Apesar das más notícias recentes, a plataforma Horizon Workrooms da Meta foi utilizada na primeira reunião do Poder Executivo brasileiro no metaverso, conforme noticiou o Cointelegraph Brasil.

As visões e opiniões expressas aqui são exclusivamente do autor e não refletem necessariamente as opiniões do Cointelegraph. Cada movimento de investimento e negociação envolve risco. Você deve realizar sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.

LEIA MAIS

Você pode gostar...