Mercados cripto desabam de novo, Bitcoin mantém ganhos
Sábado, 11 de agosto: após a tentativa de recuperação de curta duração de ontem, as criptomoedas sofreram outra queda hoje. Quase todas as criptomoedas caíram em porcentagens significativas, com o Bitcoin (BTC) sendo uma exceção notável entre os 20 principais mercados, subindo 1% no dia.
Visualização do mercado de cripto do Coin360
O Bitcoin está negociando de lado, em cerca de 0,1% nas últimas 24 horas. A criptomoeda está no preço de US $ 6.438 no momento da confecção deste texto, após uma queda para US $ 6.051 hoje.
Depois de subir para cerca de US $ 8.230 em 25 de julho, o BTC caiu 8,5 por cento na semana. No entanto, a moeda ainda subiu 1% nos últimos 30 dias.
Gráfico de preços de Bitcoin. Fonte: Bitcoin Price Index da Cointelegraph
Depois de perder o apoio de US $ 400 nesta segunda-feira, o Ethereum (ETH) despencou para US $ 306 hoje. Agora está sendo negociado a US $ 327, com queda 8% no período de 24 horas.
Excepcionalmente, a moeda sofreu as maiores perdas entre as dez principais moedas em valor de mercado no dia. O Ethereum perdeu 25% de seu valor nos últimos 30 dias e mais de 50% nos últimos três meses.
Gráfico de preços Ethereum. Fonte: Ethereum Price Index da Cointelegraph
Entre as 20 maiores altcoins por capitalização de mercado, EOS e IOTA (MIOTA) registraram as maiores perdas nos últimos sete dias, segundo a Coinmarketcap. No momento, o EOS está sendo negociado a US $ 5,23, tendo perdido cerca de 25% do valor durante a semana passada, enquanto a IOTA caiu 36% na semana e está sendo negociada a US $ 0,54.
A capitalização de mercado total caiu para US $ 206 bilhões hoje, mas os mercados conseguiram refazer algumas dessas perdas, elevando o número para US $ 216 bilhões no momento da confecção deste texto. Enquanto o valor total de mercado caiu para níveis não vistos desde meados de novembro do ano passado, o número de todas as moedas digitais ultrapassou recentemente 1.800, segundo a Coinmarketcap.
Gráfico de capitalização de mercado total. Fonte: Coinmarketcap
Hoje, a participação do Bitcoin no valor total de mercado atingiu 50% pela primeira vez em 2018, como resultado do crescimento contínuo que começou em maio. Em comparação, em 1º de janeiro, o domínio do Bitcoin estava em torno de 37%.
Participação do Bitcoin no valor de mercado total (dominância). Fonte: Coinmarketcap
No início desta semana, o chefe de pesquisa da Fundstrat, Tom Lee, citou o domínio do Bitcoin como um dos fatores mais importantes de como o mercado está “reagindo ao que vem acontecendo” na indústria.
Na quarta-feira, o CEO da Pantera Capital, Dan Morehead, afirmou que os mercados de cripto estão refletindo uma reação exagerada dos investidores. De acordo com Morehead, muitos exageraram a importância do recente adiamento da decisão da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) sobre uma aplicação de fundos negociados em bolsa (ETF) Bitcoin pelas empresas VanEck e SolidX.
Além de recomendar aos investidores que se concentrem no anúncio da Intercontinental Exchange (ICE) de sua própria plataforma de cripto, Morehead destacou que o Bitcoin ainda subiu cerca de 82% no ano, observando que “é tudo uma perspectiva”.
Fonte: Cointelegraph