Mercados cripto caem à medida que a SEC rejeita a segunda aplicação de ETF dos gêmeos Winklevoss
Os mercados de cripto sofreram uma retração acentuada, hoje, 27 de julho, com todas as dez principais moedas por capitalização de mercado atingidas por pesadas perdas e o Bitcoin (BTC) caindo abaixo do preço psicológico de US $ 8.000, como mostram dados da Coin360.
A imagem sombria do mercado provavelmente se deve às notícias de ontem de que o pedido da Winklevoss Twins por um fundo negociado em bolsa (ETF) da Bitcoin foi rejeitado pela segunda vez pela Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA.
Visualização de mercado de Coin360
O Bitcoin (BTC) está sendo negociado em torno de US $ 7.915 para o tempo de impressão, uma queda de cerca de 4% no dia. Depois de liderar o impressionante aumento de mercado da semana passada e atingir o máximo de US $ 8.431 em 25 de julho, a moeda caiu mais de US $ 400 no espaço de três horas antes de hoje.
Desde então, o Bitcoin recuperou-se ligeiramente de sua baixa intraday em torno de US $ 7.874 –– e seu desempenho de preço semanal e mensal permanece no verde, em torno de 6 e 30%, respectivamente.
Gráfico de preços de 24 horas do Bitcoin. Fonte: Bitcoin Price Index Cointelegraph
O Ethereum (ETH) está sendo negociado em torno de US $ 462 no momento da impressão, com queda de cerca de 3% no dia. A altcoin deu um mergulho igualmente forte para o Bitcoin, perdendo cerca de US $ 20 em valor em 3 horas, e depois baixando ainda mais para ver uma baixa de 24 horas de cerca de US $ 459. O desempenho semanal dos preços da Ethereum está agora perto de meio por cento no negativo, mas os ganhos mensais permanecem em uma empresa de 6%.
Gráfico de preços de 24 horas da Ethereum. Fonte: Ethereum Price Index Cointelegraph
Nas listagens do CoinMarketCap, todas as 10 principais moedas por valor de mercado caíram entre 3 e 7 por cento no dia.
O Stellar (XLM) viu a maior perda dos dez primeiros, 6,5% no negativo e negociando cerca de US $ 0,305 no momento. O Cardano (ADA) caiu quase 7%, negociando cerca de US $ 0,16 por moeda, com o IOTA (MIOTA) caindo cerca de 5,4% para US $ 0,98 e Bitcoin Cash (BCH) caindo quase 5% para US $ 802.
Das 20 maiores moedas da CoinMarketCap, a VeChain, que ficou em 18º lugar por capitalização de mercado, foi de alguma forma imunizada do declínio da maioria dos ativos de cripto no dia. Depois de uma grande alta ontem, chegando a US $ 2,66, o token ainda está em alta de 13,5% hoje e está sendo negociado em torno de US $ 2,36 no momento.
Gráfico de 7 dias do VeChain. Fonte: CoinMarketCap
O token Binance Coin (BNB), nativo da casa de câmbio cripto Binance — ficou em décimo sétimo lugar no CoinMarketCap — também está subindo sólidos 6% no dia, sendo negociado a cerca de US $ 13,81 no momento — seu maior valor de preço ainda durante sua alta nesta semana.
Gráfico de 7 dias da moeda de Binance. Fonte: CoinMarketCap
Mais de US $ 12 bilhões foram eliminados da capitalização de mercado total de todas as criptomoedas no dia. Depois do pico de ontem, de US $ 303,7 bilhões, o valor total de mercado está agora em torno de US $ 290 bilhões.
Capitalização total de mercado de todas as criptomoedas da CoinMarketCap
Das 100 principais criptomoedas por capitalização de mercado, apenas sete moedas estão no verde no dia da impressão, de acordo com o CoinMarketCap.
O empresário de cripto Charlie Shrem argumentou ontem no Twitter que a segunda rejeição da SEC ao ETF Bitcoin dos Winklevoss é de certa forma “uma notícia antiga”. Ele afirmou que uma decisão pendente sobre o Bitcoin ETF foi recentemente apresentada pela VanEck & SolidX para negociação. A Chicago Board Options Exchange (CBOE) será mais crucial para o setor – e provavelmente geraria mais entusiasmo com relação ao preço dos ETFs.
Além disso, a Shrem argumentou que os reguladores estariam mais propensos a conceder a uma instituição tradicional sólida como a CBOE o direito de negociar um ETF, e que esse era um fator mais decisivo na rejeição da Winklevoss do que os alegados escrúpulos da SEC sobre inadequada “resistência à manipulação de preços”. ontem. Em resposta ao argumento de Shrem, outros comentaristas têm matizado sua perspectiva, dizendo que:
“O VanEck SolidX Bitcoin Trust ($ XBTC) será negociado no CBOE. Seus preços dependem do MVIS Bitcoin OTC Index, não de uma casa de câmbio cripto única como a Gemini. Parece que a SEC teria que considerar os mercados OTC como tendo melhor proteção e liquidez dos investidores. Mais investigação é necessária.
Outros simplesmente consideram que a difusão pela SEC de suas preocupações sobre vulnerabilidades à manipulação de mercado em um mercado de derivativos (futuros) regulamentado de tamanho insuficiente será “difícil de superar” –– parece que esses temores foram confirmados pelos mercados, pelo menos no imediato-curto prazo.
Enquanto isso, em 24 de julho a SEC atrasou sua decisão sobre uma aplicação de ETF em Bitcoin da firma de investimento Direxion, no mesmo dia em que a Bitwise arquivou seu próprio aplicativo junto ao regulador para um ETF que rastrearia um índice de dez criptomoedas.
Ontem, o CEO da Chicago Mercantile Exchange (CME) disse que a instituição não introduziria futuros em criptomoedas além do Bitcoin em breve, reiterando seus comentários anteriores de que seria “um pouco irresponsável” lançar contratos futuros de altcoin, já que elas são ainda “altamente voláteis e novas”.
Fonte: Cointelegraph