Mercado Livre vai oferecer compra em stablecoin em app
Clientes do Mercado Pago, o banco digital do Mercado Livre, agora podem comprar e vender em stablecoins. A empresa vai disponibilizar, no Brasil, a compatibilidade com o Meli Dólar, que possui paridade com o dólar americano.
O objetivo, conforme a empresa, é oferecer “uma experiência acessível e confiável para compra e venda de cripto que segue cotação da moeda americana”.
Mercado Livre oferece stablecoin
Em um comunicado à imprensa, o Mercado Pago explicou que os clientes poderão comprar e vender a stablecoin diretamente no app. Com isso, ainda conforme a empresa, eles poderão se proteger da variação cambial.
Por enquanto, o app não deve cobrar taxas das operações. Além disso, os clientes poderão usar seu saldo em Real já existente no app para compras e vendas.
A oferta do Meli Dólar surgiu graças a uma parceria com a exchange de criptomoedas Ripio. Ela deve atuar como market maker e exchange nas operações do app. Quem faz a emissão da moeda em si, por outo lado, é a Meli Uruguay S.R.L., outra empresa do grupo Mercado Livre.
“A Meli Dólar se soma à operação como mais uma solução aberta do Mercado Pago, que possui uma capacidade única de escalar produtos e serviços financeiros para todos. Atento à evolução dos criptoativos, o banco digital do grupo Mercado Livre segue continuamente oferecendo soluções para democratizar o acesso ao universo cripto e promover a inovação e o desenvolvimento financeiro dos usuários”, afirma o SVP do Mercado Pago e responsável pela operação no Brasil, André Chaves.
Por fim, o CEO e Co-Founder da Ripio, Sebastian Serrano, falou sobre a parceria.
“Colaborar com a realização deste projeto da Meli Dólar traz grande satisfação para a Ripio que está há mais de 11 anos liderando cripto na América Latina. Estamos entusiasmados em contribuir com uma solução segura e acessível para os usuários do Mercado Pago no Brasil que, entre outros fatores, querem proteger o seu poder de compra, em um momento de volatilidade econômica. Como exchange e custodiante das operações, a Ripio cumpre um papel importante em garantir a segurança e eficiência dessa stablecoin, fortalecendo a confiança dos usuários no ambiente digital”, disse.
Empresa mergulha em cripto
Esta não é a primeira vez que o Mercado Livre mergulha na indústria cripto. Tampouco é a primeira parceria entre ela e a Ripio.
O trabalho conjunto das duas empresas foi responsável pelo lançamento da MercadoCoin em 2021. A moeda é um token ERC-20 baseada na rede Ethereum, que pode ser usado para compras dentro do app.
Leia mais: Quais criptomoedas as baleias estão comprando em agosto de 2024?
Em seguida, em 2022, o presidente do grupo, Osvaldo Gimenez, disse em entrevista que vê potencial para a adoção de criptomoedas na América Latina. A visão se revelou verdadeira, se considerados os esforços da empresa de avançar no setor.
O artigo Mercado Livre vai oferecer compra em stablecoin em app foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.