Mercado Imobiliário e as Criptomoedas

Mercado Imobiliário – Blockchain e Criptomoedas

Um tema que já não é mais novidade são as famosas Criptomoedas, ou moedas virtuais, que vem crescendo diariamente e ampliando sua aceitação e forma de uso pelos clientes. Nomes como Ethereum , Cardano, Ripple, ZCash, Lite Coin, entre outras que estão surgindo são cada vez mais comuns.

A tecnologia tem sido utilizada como diferencial em diversos mercados e no caso das criptomoedas, o BlockChain, tem chamado a atenção de como pode realmente modificar a forma com que são feitas as transações hoje em dia.

Transações usando criptomoedas já foram relatadas em muitos países, como nos Estados Unidos, Reino Unido, Dubai (Emirados Árabes Unidos) e Suíça.

No Mercado Imobiliário, por ser um setor em que envolve muito dinheiro, existem diversas particularidades para garantir a segurança do negócio.

Por exemplo, ao encontrar o imóvel e negociar os valores é preciso ir ao Oficial Registro de Imóveis e fazer a escritura do apartamento para efetivamente ter o imóvel legalizado em seu nome. Antes, é preciso verificar toda a documentação dos vendedores e compradores, no caso de financiamento existem outros documentos pedidos. Ou seja, são muitas variáveis antes de efetivamente assinar uma escritura de Compra e Venda.

Tudo isso exige um tempo e cautela para não entrar em armadilhas, fraudes e até uma futura perda do imóvel por não conferir os documentos de forma correta.

Pensando nos dias de hoje, o blockchain pode facilitar e muito essa “burocratização” e ajudar na segurança da negociação evitando fraudes. Possibilita também que as informações do imóvel possa ser criptografada contendo informações de metragem, situação do imóvel (quitado ou financiado), cadeia de transações sobre este imóvel e muitas outras possibilidades.

O grande diferencial do blockchain é a imutabilidade, que pode registrar o histório de todas as transações feitas com aquele bem e, assim, trazendo uma maior rapidez e transparência nesta negociação.

Marlon Moro, diretor da Étic Imóveis,  acredita que esse mercado vai se transformar rapidamente e reduzir etapas deste processo burocracático atual.

“Entendendo os benefícios que a tecnologia já nos trás, é natural esperarmos por várias mudanças num curto prazo de tempo. Falando na tecnologia do Blockchain, não será estranho se em poucos anos eliminarmos o papel do cartório, por exemplo, e iniciarmos um novo conceito de “Smart contract” feito tudo diretamente no sistema, melhorando o tempo de fechamento, registro e o processo como um todo”.

A Étic Imóveis existe há 2 anos no Mercado Imobiliário, atua na região da Mooca em São Paulo e busca aliar o uso da tecnologia com a segurança e eficiência de suas operaçoes.

O post Mercado Imobiliário e as Criptomoedas apareceu primeiro em Livecoins.

Você pode gostar...