Mercado cripto parece a Bolha PontoCom, diz Mark Cuban
Para o famoso empresário e apresentador Mark Cuban, há muita semelhança entre a queda atual do mercado de criptomoedas e a famosa Bolha PontoCom.
Cuban é conhecido por ser o dono do Dallas Mavericks, franquia de basquete da NBA, e um dos apresentadores do Shark Tank, reality show de empreendedorismo exibido nos Estados Unidos. Além disso, ele se tornou um grande entusiasta do mundo cripto, atingindo o status de celebridade deste setor nos últimos anos.
Por meio de seu perfil no Twitter, o bilionário revelou a sua visão sobre o atual momento do mercado, com as principais criptomoedas realizando grandes movimentos de queda. Para ele, os eventos recentes se assemelham ao começo dos anos 2000, quando houve o crash nas ações de diversas empresas relacionadas à tecnologia e internet.
Anteriormente, no final da década de 1990, essas empresas eram as que mais recebiam injeções de capital, devido a euforia do mercado com o início da popularização da internet. Com isso, diversas ações passaram a ter os seus preços inflados pelas fortes especulações feitas neste setor.
No entanto, grande parta das companhias não foram capazes de corresponder a alta expectava do mercado, o que acabou causando o estouro do que ficou conhecido como Bolha PontoCom. Para se ter ideia, o índice Nasdaq, que chegou a bater 5.000 pontos no auge da bolha, desabou para 1.600 pontos, demorando 15 anos para voltar para o patamar anterior.
- Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
Contratos inteligentes serão a salvação do mercado cripto
Vale destacar que algumas companhias conseguiram sobreviver ao estouro da bolha, estando atualmente entre as maiores empresas do mundo. Como exemplo, pode-se listar a Amazon, eBay e Microsoft. Além disso, a internet se tornou uma ferramenta amplamente usada nos dias de hoje.
Nesse sentido, Mark Cuban acredita que o mesmo pode ocorrer na indústria cripto, com os contratos inteligentes sendo a tecnologia com maior potencial de alavancar novamente este setor.
“O que não vimos é o uso de Smart Contracts para melhorar a produtividade e a lucratividade dos negócios. Isso terá que ser o próximo piloto. Quando as empresas puderem usar contratos inteligentes para obter uma vantagem competitiva, elas o farão. As redes que perceberem isso sobreviverão”.
O empresário ainda acrescentou que as blockchains “que copiam o que todo mundo tem, irão cair”. Para ele, o mercado cripto não precisa de pontes que conectem DeFi e NFTs para todas as redes, mas sim de aplicativos de contratos inteligentes bons o suficiente para substituir os aplicativos usados atualmente.
O artigo Mercado cripto parece a Bolha PontoCom, diz Mark Cuban foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.