Mercado Bitcoin lança operação de OTC com 100 criptoativos disponíveis

Oficialmente nesta quarta-feira, 26 de setembro, a exchange de criptomoedas brasileira Mercado Bitcoin lançou sua operação de negociação de criptomoedas em OTC, o famoso mercado balcão, e, buscando liderar este segmento no Brasil, a empresa anunciou que irá operar com Bitcoin e todas as 100 principais criptomoedas listadas na ferramenta CoinMarketCap. Desta forma, a exchange passa a ser não apenas a líder em negociações no mercado nacional, com cerca de 150 a 200 BTC negociados por dia no mercado de varejo, mas também a plataforma com mais criptoativos disponíveis em toda a América Latina.

A entrada da Mercado Bitcoin no ramo de OTC visa abrir um novo mercado para a exchange que já atende determinados compradores institucionais que, depois de todo um processo de compliance e KYC (know your customer), têm acesso a negociações com valor ilimitado na plataforma e foi justamente com estes clientes, que, segundo Fabrício Tota, diretor de OTC da Mercado Bitcoin, a operação foi “testada” antes de ser lançada.

De acordo Tota, os “testes” foram feitos durante cerca de três meses antes do lançamento de hoje, com cerca de 50 grandes clientes que já operam no livro de ordens da exchange. Segundo o anúncio, tudo foi feito com calma para que a operação fosse totalmente estruturada visando atender estes grandes clientes. No total, além de Tota, outras quatro pessoas fazem parte do time da exchange para operação de balcão que irá rodar em um plataforma “a parte” da operação de varejo e já conta com clientes em seis países (Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Portugal, Alemanha e África do Sul), além do Brasil.

“Nosso objetivo é ser referência também no mercado de grandes investimentos no Brasil. A credibilidade do Mercado Bitcoin – que foi uma das primeiras exchanges do mundo e tem a plataforma mais segura e confiável do mercado – faz com que os investidores procurem nosso time para negociar criptomoedas”, comenta Fabrício Tota (ex-corretora SOCOPA), que chegou à exchange Mercado Bitcoin em junho deste ano para liderar a área de OTC.

Segundo Tota, embora seja dificil falar sobre números de OTC no Brasil, no mundo estima que cerca de US$36 bilhões em criptomoedas sejam negociadas através do mercado balcão e, no caso da Mercado Bitcoin, a espectativa é que a plataforma seja capaz de seguir a tendência mundial e operar, em valores, até quatro vezes acima do mercado balcão, o que, no caso da exchange, representa mais de R$18 milhões por dia.

Durante o lançamento, Tota elaborou um exemplo mostrando que, no caso de uma compra de 50 BTC via livro de ordens, no mercado varejo na própria exchange traria ao comprador um “prejuízo” de 2,15% por BTC, devido à necessidade de agredir ordens de valor maior para completar todo o processo de compra. Já no mercado balcão, a mesma compra de 50 BTC, como não necessita agredir o livro e é feita entre grandes compradores/vendedores/mineradores, não teria um aumento de mais de 2% no preço, sendo que, dependendo o volume e o histórico do cliente é possível até chegar a um desagio de 0,5% sobre o preço do mercado.

O nível mínimo de compra é de 3 BTC e o equivalente a este valor para todas as outras criptomoedas. Tota também destacou que o eventual “sucesso” de uma criptomoeda no mercado balcão, pode, dependendo das codições, ser estudada para listagem na plataforma da exchange no mercado varejo, como foi o caso da Stellar, que surpreendeu a equipe pelo volume de negociação durante a fase de teste do OTC feito com os clientes.

Além disso, Tota ressaltou que a exchange tem observado que seus clientes com grandes volumes tem um apetite por criptoativos, que buscam nas altcoins diversificar seu portifólio e o interesse tem aumentado de tal forma que muitos clientes têm buscado a exchange para saber/investir em ofertas iniciais de moedas (ICOs, na sigla em inglês), uma área que a Mercado Bitcoin está estudando e que em breve pode surgir novidades a depender do movimento regulatório.

Antes do lançamento oficial, Luiz Calado, economista-chefe da Mercado Bitcoin, abordou o assunto de OTC durante o evento BlockCripto. Calado abordou deteminadas características do mercado, respondeu a perguntas e falou que, eventualmente, a operação de OTC da Mercado Bitcoin pode agredir o livro de ordens da plataforma de varejo, caso identifique uma oportunidade interessante para concretizar um volume determinado.

loading…

Fonte: Criptomoedas Fácil

Você pode gostar...